09/04/2024
HomeSegurançaAutoridades prestigiam aula inaugural de nova turma da GCM

Autoridades prestigiam aula inaugural de nova turma da GCM

A cerimônia da aula inaugural da nova turma da Guarda Civil Municipal (GCM) foi realizada, nesta segunda-feira (22/02), no auditório da Prefeitura de Itu. Um total de 38 novos alunos será submetido ao intenso e rigoroso treinamento de estágio probatório, com duração prevista de três meses. Essa é a maior contratação pela Prefeitura de Itu de efetivo para a GCM desde 1996.

O prefeito Guilherme Gazzola declarou que deseja que todos os alunos se empenhem de forma significativa para concluir o curso e, assim, poderem honrar a farda azul. Afirmou que o GCM precisa ter treinamento ostensivo físico e tático, e também controle emocional. Salientou que Itu alcançou, em 2020, o posto de 9ª cidade mais segura do Brasil porque conta com equipe competente, homens valorosos e serviço de inteligência que funciona adequadamente.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues da Silva, ressaltou que a missão do GCM tem como principal objetivo o acolhimento e proteção do cidadão comum. Destacou que o contato do guarda com a população deve ocorrer com educação e respeito. E mencionou a integração da GCM com as Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Bombeiros, que culminou em índice favorável de segurança em nível nacional conforme citado pelo prefeito.

Ainda durante seu discurso, o secretário agradeceu aos que ingressaram na GCM pela confiança no trabalho e na instituição e também ao prefeito por entender a necessidade de investir sempre na Corporação e contratar mais guardas.

Durante a cerimônia, o diretor comandante da GCM de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, disse que, naquele momento, iniciava a transformação de cidadão comum em guarda civil municipal, referindo-se aos novos contratados.

Entre as demais autoridades que prestigiaram a cerimônia estavam o vice-prefeito, Luciano Alves Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Thiago Gonçales, os vereadores Célia Regina Pires de Camargo Rocha, Benedito José Donizetti André e Antonio Luis da Silveira, o secretário adjunto de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Geraldo Moreira Filho, secretários e diretores municipais.