27/04/2024
HomeEsportesAutismo em Movimento será realizado em abril e está com inscrições abertas em Itu

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), a Prefeitura de Itu realizará no sábado (06/04), das 9h às 12h, nas dependências do Sesi, o Autismo em Movimento, evento com uma série de atividades gratuitas para a inclusão de pessoas com autismo.

O evento será aberto ao público autista do município de Itu com até 18 anos incompletos e interessados em participar podem fazer suas inscrições, que são limitadas, até o próximo domingo (31/03), de forma digital pelo https://cidadao.itudigital.sp.gov.br/
Link de inscrição Autismo em Movimento

Haverá estações de atividades para interação, brincadeiras, práticas esportivas, painel sensorial, apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal, van com atividades ambientais (cineminha para as crianças e composteira orgânica para os pais), viatura do Corpo de Bombeiros e personagens fantasiados para brincarem com os presentes.

Outras atividadesAo longo da semana de 01 a 05 de abril, também haverá uma série de atividades no Núcleo de Apoio Municipal ao Autista da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurado em fevereiro de 2023.

Na terça-feira (02/04) haverá Karaokê e cine pipoca, no referido Núcleo, e atividade lúdica pelos alunos de Enfermagem do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Na quarta-feira (03/04), às 15h30, o Instituto Eu Incluo realizará a Oficina Cuidar de Quem Cuida, atividade que contará com a participação dos pais dos assistidos pelo Núcleo.

Durante a semana também ocorrerá a Oficina Mãos que Tecem, com participação de assistidos pelo serviço e respectivos responsáveis.

O Núcleo de Apoio Municipal ao Autista atendeu, de fevereiro de 2023 a 22 de março de 2024, 245 pessoas.

Quarto AzulO cuidado com a pessoa com autismo na cidade de Itu também ocorre em nível hospitalar. Em maio de 2023 foi inaugurado, no Hospital Municipal “Dr Emilio Chierighini”, o Quarto Azul, local pensado e estruturado para acolher as crianças com autismo que precisarem ser atendidas no referido Hospital.