18/03/2024
HomeEsportesAtleta da equipe ituana de tênis de mesa conquista duas medalhas no Pan-americano

A equipe de tênis de mesa da Prefeitura de Itu/Clube Ituano de Esportes, contou com um representante no Pan-americano de Tênis de Mesa Sub-11 e Sub-13, que ocorreu no Equador, entre os dias 18 e 24 de outubro. Frederico Alcântara Spinola Martins, 11 anos, competiu pela categoria pré-mirim e conquistou a medalha de prata no individual e a de bronze por equipes.

Frederico, que é de Americana, mas compete desde o início do ano por Itu, tem conquistado medalhas em todos os campeonatos que participa e, assim, garantiu uma vaga na Seleção Brasileira de Tênis de Mesa. A preparação de Frederico se divide entre Itu, onde é treinado pelo técnico da Secretaria Municipal de Esportes, Evaldo Moraes, e Americana, onde é treinado pelo pai Joilfrede Martins.

Evaldo destaca a maturidade esportiva do jovem mesatenista. “Apesar da pouca idade, Frederico já é muito responsável com sua rotina de treinos e estudos, espero que ele continue evoluindo para seguir representando a equipe do Ituano, a cidade e o Brasil”, comenta Evaldo que também lembra que o garoto veio competir por Itu pela sua amizade com Joilfrede.

E o talento para o mesatenismo está no sangue. A irmã de Frederico, Sarah, que está com 16 anos, também pratica o esporte e já ganhou diversas medalhas, como o ouro no Charllerge Plus de Cruzeiro – SP 2021, na Categoria Absoluto “B”.

A equipe ituana de tênis de mesa conta com atletas de 11 a 82 anos que treinam juntos. “Essa troca de experiências é muito importante para equipe”, ressalta Evaldo.

A próxima competição oficial da equipe é o “Paulistão”, que será realizada em Guarulhos, nos dias 06 e 07 de novembro, e que é realizada em etapa única, dando ao vencedor de cada categoria o título de Campeão Paulista de 2021.

Para participar a idade mínima é de 8 anos e, os interessados podem ir até o Ginásio Municipal “Primo Schincariol”, de segunda, quarta e sexta, das 8h às 11h ou de segunda e quarta, das 18h às 21h. Para iniciantes, as aulas ocorrem preferencialmente pela manhã.