Widget Image
Secretarias
06/04/2024
HomeTV PrefeituraEspaço “Almeida Júnior” retoma grandeza e valoriza patrimônio ituano

Espaço “Almeida Júnior” retoma grandeza e valoriza patrimônio ituano

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola e demais autoridades em momento de reinauguração do Espaço "Almeida Júnior"

Mais uma jóia do patrimônio histórico e arquitetônico de Itu foi restaurada pela Prefeitura e devolvida à população como presente pelos 414 anos do município. O Espaço “Almeida Júnior”, localizado no coração da cidade, na rua Paula Souza, foi reinaugurado nesta sexta-feira (02/02). A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, que foi recepcionado pelo prefeito Guilherme Gazzola.

Também tiveram lugar de destaque entre as autoridades os secretários municipais Gilmar Pereira (Planejamento), Janaína Camargo (Saúde), César Calixto (Turismo), Sabrina Souli (Cultura), o presidente do Legislativo Ricardo Giordani e vereadores. Participaram ainda a vice-presidente do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), Mariana Rolim e a diretora de Obras da Prefeitura de Itu, Ana Paula Quinteiro Capelli, arquiteta responsável pelo restauro. Também prestigiaram o evento demais secretários, diretores e representantes da empresa Concrejato, encarregada pela obra.

Em seu discurso, o secretário estadual elogiou as ações realizadas pela administração de Itu em relação ao Turismo e preservação patrimonial, lembrando-se da importância histórica da cidade. Roberto de Lucena também transmitiu os parabéns do governador Tarcísio de Freitas para o município em decorrência de seu aniversário.

O prefeito Guilherme Gazzola destacou a importância deste restauro, não apenas no aspecto patrimonial, mas também quanto à memória do povo ituano, sendo que o prédio abrigou no passado o Grupo Escolar “Cesário Motta”, presente até hoje na lembrança de muitos cidadãos. Guilherme fez um retrospecto das realizações de seu governo neste sentido, citando o Mercado Municipal, a Escola Convenção e o Centro Ituano de Letras e Artes (antigo Velório).

Com um investimento de aproximadamente R$7,9 milhões, obtidos pela Prefeitura de Itu através do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo Estadual, o imóvel centenário do Espaço Almeida Júnior necessitou receber limpeza, desinfecção, descupinização, antes do restauro ser propriamente iniciado, em razão do descaso e descuido herdado de gestões passadas, que não cumpriram com o dever de manter o patrimônio em boas condições.

Graças à atual administração do município, que se empenhou na elaboração do projeto e na obtenção de recursos para executá-lo, o restauro do Espaço “Almeida Júnior” abrangeu itens como portas e janelas de madeiras, forro de madeira, paredes de taipa, escadas de madeiras e dos guarda corpos metálicos, piso e assoalho.

O restauro que durou cerca de 10 meses, recuperou a grandeza do casarão do final do século XIX, localizado na rua mais antiga do Centro Histórico, bem próximo do local onde a ocupação urbana de Itu começou.

As obras também propiciaram a pintura da alvenaria externa e interna, colocação de vidros, instalação de elevador para acessibilidade, execução de banheiros masculino, feminino e PNE, novas instalações elétricas, incluindo dispositivo contra incêndio e novas instalações hidráulicas, reforma do telhado e da rede de águas pluviais.

A riqueza arquitetônica do imponente prédio reúne uma série de técnicas de construção, devido às intervenções executadas ao longo dos anos, como taipa Pombalina, Taipa de Mão e encamisamento de tijolos

Este era o último prédio no Centro Histórico, de propriedade da Prefeitura de Itu, que faltava ser restaurado, concluindo assim a série iniciada com o Mercado Municipal, a Escola Convenção e o Centro Ituano de Letras e Artes. O governo local também pretende entregar, ainda neste semestre, o restauro do Cruzeiro São Francisco, que configura uma das intervenções mais complexas e delicadas já realizadas no âmbito da preservação patrimonial em Itu.

A história do local conta que de 1874 até a década de 1970 o edifício abrigou o primeiro grupo escolar da cidade, “Dr. Cesário Motta”, sendo esta uma das maiores recordações de muitos ituanos. O edifício possui grande importância para o estado de São Paulo sendo, por isso, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).