Os dois últimos shows do evento cultural acontecem neste final de semana com atrações que divertirão todas as idades
A 22ª edição do Festival de Artes de Itu está chegando ao fim e promete agradar públicos de todas as idades. No sábado (18/07), na Praça Padre Miguel (Matriz), a partir das 16h, uma máquina caça níquel um tanto diferente é cenário da apresentação. A “Máquina de Brasilidades” é inspirada nas máquinas caça níquel. Esta máquina/cenário é uma instalação e funciona somente quando ativada por alguém do público, para que as “frutinhas”, representadas pelas cabeças dos palhaços, comecem a girar. Cada palhaço para numa expressão específica e então um cartão sai de dentro da máquina indicando o que será apresentado.
Após uma brevíssima definição do tema sorteado, os palhaços saem de dentro da máquina e apresentam uma esquete com duração de um a três minutos. Todas as cenas são acompanhadas pelos músicos com 90% de trilha original.
São apresentados diversos temas da cultura brasileira como o frevo, boi bumbá, pisadeira, guaraná, peteca, catira, bossa nova, capoeira, literatura de cordel, quadrilha, ciranda entre outros que são sorteados pela máquina.
Encerrando a programação do XXII Festival de Artes no domingo (19/07), o “Cirquim do Serafim” promete divertir a todos a partir das 11h, também na Praça Padre Miguel (Matriz). O espetáculo traz à cena as velhas reprises que, são esquetes tradicionais de palhaço de circo apresentadas há séculos, porém com uma releitura de maneira que a um só tempo, faz-se a homenagem a matriz cômica brasileira e recria-se a dramaturgia para retratar poeticamente a vida no circo.
Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa caminhada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres.
A espera pelo Seu Serafim, o dono do circo, é o motivador dos palhaços esfomeados que vão trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome, enquanto a plateia se diverte com as trapalhadas clássicas e as soluções inusitadas para problemas inexistentes.
Todas as atrações do Festival de Artes de Itu são gratuitas e toda a população está convidada a participar. O Espaço Fábrica São Luiz fica na Rua Paula Souza, 492, Centro.
Decom
(15/07/2015)