13/06/2024
HomeNotíciasTapetes de Corpus Christi serão confeccionados no Centro

Tapetes de Corpus Christi serão confeccionados no Centro

Imagem mostra uma mãe com seu filho de costas olhando os tapetes tapetes de Corpus Christi

Nesta quinta-feira (30/05), as ruas do Centro Histórico de Itu estarão interditadas para o tráfego de veículos automotores em razão da confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. De acordo com o Departamento de Trânsito, as vias serão fechadas na madrugada de quinta-feira e reabertas somente após o término da procissão religiosa, que tem seu início previsto para as 17h e duração estimadas de duas horas.

Estarão fechadas para veículos a Praça Padre Miguel (Matriz), Rua Barão do Itaim, Praça da Independência (Carmo), Rua Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), Rua Paula Souza e as suas paralelas, como também os cruzamentos. O Departamento Municipal de Trânsito solicita a compreensão dos motoristas em razão da importância da data, para evitar a região central como rota de automotores.

A confecção dos tapetes, precedida por missa e marcada por procissão, é uma tradição ituana que conta com o apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Subeprefeitura Regional Leste, Secretaria de Turismo e outras pastas. O evento religioso é realizado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, sessenta dias após a Páscoa.

Os tapetes de Corpus Christi atraem milhares de turistas todos os anos, mais um motivo para Itu manter a tradição que persiste em poucos lugares no país. Centenas de voluntários confeccionam os tapetes usando como matéria prima palha de arroz, serragem colorida, cascas de ovos, borra de café, tampinhas de garrafas, entre muitos outros materiais.