03/07/2024
HomeGovernoSemana do Bebê e do Brincar encerra com festa para as crianças

Semana do Bebê e do Brincar encerra com festa para as crianças

Imagem mostra bebês em momento de interação no palco em apresentação do teatro para bebês, na festa para as crianças.

Famílias puderam desfrutar de uma manhã de arte, aprendizado e brincadeiras na festa para as crianças

Uma festa dedicada aos bebês e às crianças foi realizada no sábado (25/05) como encerramento da programação da Semana do Bebê e do Brincar. No evento, destinado à primeiríssima e à primeira infância, as famílias puderam desfrutar de uma manhã com diversas atrações no Centro de Educação Ambiental “Miguel Lorente Villa”, localizado no bairro Presidente Médici.

Contando com o apoio do Instituto Tecendo Infâncias, as secretarias municipais de Educação, Saúde, Planejamento, Promoção Social, Esporte e Meio Ambiente da Prefeitura de Itu ofereceram oficinas educativas de desenho e incentivo à leitura, palestra nutricional, orientações de odontologia e desengasgo, plantio de mudas e busca ativa para crianças fora da escola. “Esta foi a primeira Semana do Bebê e do Brincar que realizamos e encerrar a programação com essa festa sela o nosso compromisso com a infância. Itu faz parte da Rede Internacional Cidade das Crianças e buscamos nos aperfeiçoar cada vez mais o nosso trabalho para fomentar o desenvolvimento saudável dos pequenos em nosso município”, comentou o secretário de Planejamento e coordenador do Comitê da Primeira Infância de Itu, Gilmar Pereira.

Além das oficinas, as famílias puderam apreciar uma apresentação artística exclusiva para bebês. A peça Scaratuja, do grupo Catarsis – Arte para Infância e Juventude, proporcionou uma vivência teatral que permitiu explorar os sentidos de modo lúdico e permeado por uma dramaturgia que contextualiza a experiência entre adultos e bebês. Para complementar a programação cultural, a musicista Bia Alves fez uma apresentação especial e a equipe do projeto Nana Nenê convidou a todos para cantar e dançar.

Rede Brasileira das Crianças
Formalizada em março de 2023, a Rede Brasileira de Cidades das Crianças conta atualmente com Itu, Jundiaí, Itupeva, Jarinu, Mococa, Mogi das Cruzes, Benevides (PA), Boa Vista (RR), Brasileira (AC), Fortaleza (CE), Sobral (CE), Osório (RS) e Pelotas (RS). O movimento, derivado da Rede Mundial de Cidades das Crianças (La Città dei Bambini) fundada por Francesco Tonucci, defende investimentos no desenvolvimento na infância, durante os anos iniciais da vida dos cidadãos, como ferramenta de combate às desigualdades sociais.