O lançamento oficial do Selo Social em Itu ocorreu na noite de quinta-feira (01/06) no auditório do Sincomércio. Idealizado pelo Instituto Abaçaí Brasil, o programa foi trazido para cidade pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade.
O Selo Social certifica empresas, entidades sociais e órgãos públicos que atuem em rede para melhoria dos indicadores de desenvolvimento social. Outro objetivo é integrar os três setores da comunidade visando qualificar e fortalecer projetos que impactem positivamente na sociedade.
“Em Itu 50% das vagas já estão preenchidas e esperamos contar com 100% de participação”, comentou Carina Giunco, representante da Abaçaí. Empresas, entidades sociais, órgãos públicos (ou qualquer organização que tenha CNPJ) podem se inscrever para receberem capacitação, treinamento e assessoria gratuitos durante um ano, e ainda terem a possibilidade de serem certificadas.
Desta forma, o poder Público, empresas e sociedade civil organizada se unem para, a partir de encontros e formações técnicas, identificar problemas sociais e escrever ou potencializar projetos de forma estruturada para resolver estes problemas.
O lançamento contou com a presença do prefeito de Itu Guilherme Gazzola, da primeira-dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola, do secretário municipal de Promoção e Desenvolvimento Social César Calixto, secretários e diretores municipais e do presidente da Câmara de Vereadores José Galvão e representantes de entidades municipais.
“O selo social vem como mais uma ferramenta para certificar, com a credibilidade do Instituto Abaçaí, as empresas de nossa cidade que aceitam entrar neste novo processo de qualificação. Agradeço a todos que aderiram e tentam construir uma Itu cada vez melhor”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola.
Durante o lançamento, as empresas que já aderiram receberam uma homenagem em agradecimento pela parceria, assim como os membros do Conselho do Selo Social, que trabalharão de forma voluntária para acompanhar o desenvolvimento do programa.
As empresas que já estão participando do Selo Social são Águas Forte, Anglo Itu – Sociedade Ituana e Educação, Cemed – Comércio de Importação Exportação e Distribuição, Empresas Maggi, Grupo Lorenzon, Starrett Indústria e Comércio e Shopping Plaza Itu.
Mais informações sobre o Selo Social podem ser obtidas no site www.selosocial.com.