Neste sábado (10/05) acontece o Dia D de Vacinação contra a Gripe, com o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação em 2025.
Em Itu, a Prefeitura contará com os seguintes pontos de vacinação:
- Unidades Básicas de Saúde (UBS 01, 02, 05, 08, 10 e 11), das 7h às 14h,
- Vale das Brisas (Associação dos Moradores – Chácara do Sr Nilton), das 8h às 14h.
- Santiago (Associação do Bairro), das 8h às 14h.
- Eldorado (Salão Paroquial da Igreja Católica), das 8h às 14h.
- Monte Sião (Salão Comunitário do Bairro), das 8h às 14h.
- Vila da Paz (Projeto Girassol), das 8h às 14h.
- Beira Rio (Igreja Católica – Sra Raimunda), das 8h às 14h.
- Plaza Shopping Itu (ao lado da Praça de Alimentação), das 14h às 21h.
Pessoas contempladas pela campanha devem procurar um dos pontos de imunização portanto Carteira de Vacinação, CPF e documento com foto.
“Nós escolhemos pontos estratégicos para o Dia D e, por meio de parceria com o Plaza Shopping Itu, conseguimos estender a vacinação até o período da noite. Essa união entre Poder Público e iniciativa privada é excelente, pois amplia o alcance ao público-alvo da campanha. É importante lembrar que estamos no período do ano em que ocorre aumento das doenças respiratórias agudas e, portanto, essa é uma oportunidade para que as pessoas contempladas pela campanha contra a gripe se imunizem”, destacou o secretário municipal de Saúde, Tiago Texera.
Confira quem pode receber a vacinação contra a gripe:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos a partir de 60 anos, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), povos indígenas, povos e comunidades tradicionais quilombolas, pessoa em situação de rua, trabalhador da saúde dos serviços públicos e privados, professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviários para passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente de idade segundo as categorias de risco clínico determinadas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.