Os pioneiros na adesão farão melhorias em diferentes pontos da cidade. A aceitação vem crescendo e, para a próxima semana, estão previstas assinaturas de mais convênios
Os primeiros participantes do programa “Adote uma Praça” participaram da assinatura de seus respectivos convênios na tarde desta sexta-feira (21/09), em ato realizado no gabinete do prefeito Guilherme Gazzola. O Programa “Adote uma Praça”, criado pela Prefeitura de Itu, conta com a participação espontânea de pessoas físicas ou jurídicas, interessadas em preservar áreas públicas.
Os munícipes pioneiros na adesão ao programa farão melhorias em diferentes pontos da cidade, sendo esses a rotatória da Rua José Bruni com Rua Antônio Meneguini, área pública do Residencial Vila Maria Fernanda, o canteiro central da Avenida Antonio Gazzola, a praça Júlio de Mesquita Filho no bairro Rancho Grande e um dos canteiros laterais da avenida Galileu Bicudo.
Para o prefeito Guilherme Gazzola, “o exemplo inspira e, diante disso, mais pessoas e empresas se sentirão motivadas a ajudar”. Além do chefe do Executivo e dos primeiros participantes, o encontro teve as presenças dos secretários Eduardo Alves (Obras) e Eurízio Pallavidino (Meio Ambiente). Todos os presentes receberam uma muda de cerejeira do Rio Grande, espécie nativa brasileira.
A aceitação do “Adote uma Praça” vem crescendo e, para a próxima semana, a Prefeitura já prevê as assinaturas de outros quatro convênios, que estão com seus processos administrativos já aprovados. A parceria entre a sociedade civil e o poder público, de acordo com a lei já em vigor, abrange áreas verdes, áreas de ginástica e lazer, parquinhos infantis, jardins, praças, rotatórias, canteiros centrais, academias populares, parques naturais e pontos turísticos.
A inscrição no programa pode ser feita no site da Prefeitura ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Obras. Mais informações (documentação, exigências, obrigações e suporte) são obtidas pelo telefone (11) 4886-9609. Todas as propostas serão analisadas pela Prefeitura em 30 dias úteis após a data de protocolo inicial.
As atividades dos participantes do Programa “Adote uma Praça”, no caso de pessoas jurídicas, serão compensadas com o seu direito de colocar publicidade na área do logradouro a que se refere o respectivo Contrato de Parceria. A publicidade implantada no local é exclusiva para os participantes do “Adote uma Praça” programa, não podendo este beneficiar terceiros que não estejam inclusos no respectivo programa.
Os munícipes ou empresas parceiras ficam responsáveis pela execução de serviços de conservação e manutenção dos locais escolhidos, devendo executar serviços de limpeza, controle de ervas daninhas, adubação, irrigação, recuperação da vegetação existente, poda, recuperação do paisagismo, entre outras. O programa prevê até a possibilidade dos interessados sugerirem a criação de novas praças.
No caso de pessoas físicas, é necessária a participação mínima de cinco colaboradores por local escolhido. Pessoas jurídicas podem adotar sozinhas um logradouro. Interessados em participar devem apresentar por escrito um requerimento na Prefeitura (acompanhado de plantas e croqui), declarando o local a ser adotado e quais melhorias pretendem realizar no referido logradouro.