Como mais uma medida no combate à pandemia de coronavírus na cidade, o prefeito Guilherme Gazzola determinou a testagem para Covid-19 de internos e funcionários de todas as clínicas de longa permanência existentes em Itu. A testagem teve início nesta semana e contemplou o Lar da Vila Vicentina e o Lar Nossa Senhora da Candelária, ambas unidades beneficentes.
Nas duas instituições foram testadas 134 pessoas, entre internos e colaboradores, e todos os resultados foram negativos para Covid-19. A testagem seguirá nos próximos dias em mais cinco clínicas particulares de longa permanência.
“Infelizmente sabemos que a transmissão por coronavírus é muito rápida e que as taxas de letalidade entre idosos são altas. Portanto, diante do lamentável caso que envolveu uma clínica em Itu, entendo ser de extrema necessidade nos anteciparmos e testarmos tanto internos quanto funcionários das demais instituições desse segmento no município”, ressaltou o prefeito Guilherme Gazzola.
CASOS CONFIRMADOS
No início da pandemia, todas as clínicas de longa permanência do município de Itu foram visitadas pela Vigilância Sanitária e informadas a respeito dos protocolos de higiene necessários para prevenção e combate ao coronavírus.
Com o registro do primeiro óbito de paciente em clínica particular, houve vistoria por parte da Vigilância Sanitária e investigação da Vigilância Epidemiológica locais, seguida de intervenção. A Secretaria Municipal de Saúde enviou equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária ao local, tomando todas as providências cabíveis diante do ocorrido. Desde então, monitora a rotina da clínica quanto ao cumprimento das exigências sanitárias.
Os resultados da testagem de 62 pessoas (entre internos e colaboradores) na referida clínica apontou que 100% dos internos foram contaminados. Além desses 40 idosos, houve a contaminação de 9 colaboradores da instituição. Dos idosos infectados, 8 foram a óbito.