A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, foi realizada pelo Conselho Municipal do Idoso em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, nesta quarta-feira (30/04), na sede do Grupo da Melhor Idade de Itu.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Rita Passos, a secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Angela Maria Lopes Ferraz de Almeida, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Renata Cristiane Vieira, participaram do evento destinado a pessoas com 60 anos ou mais e a profissionais ou representantes de entidades e instituições que atuam com idosos.
Rita Passos comentou que a atual administração herdou muitas dívidas da última gestão, mas que tem se empenhado em buscar recursos para saná-las. A presidente do Funssol afirmou que tem certeza que, por meio de muito trabalho, o atual governo municipal colocará Itu nos trilhos novamente e fará um mandato histórico com marcas positivas para a cidade.
Ela também destacou que sempre teve um olhar especial para o idoso e citou o Centro Dia do Idoso, projeto pioneiro que criou em Itu e que implantou em muitas cidades paulistas quando esteve à frente da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social. Citou ainda algumas das ações que o Funssol tem promovido desde o início deste ano como viabilização de cursos gratuitos no Centro de Capacitação Profissional (CCP), arrecadação de materiais de construção e de móveis, campanhas e palestras.
A secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social agradeceu a Rita Passos pelo trabalho social que ela desenvolve e pelo carinho que sempre manifestou aos idosos. Ela agradeceu aos presentes e a todos que colaboraram para que a Conferência fosse realizada. Angela mencionou ainda que o Conselho Municipal do Idoso foi criado pelo prefeito Herculano em mandato anterior.
A 5ª Conferência contou ainda com palestra ministrada pela doutora em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas e professora da Pontifícia Universidade Católica (Puc) de Campinas, Dra Mariana Reis Santimaria.
Durante o evento, os participantes também trabalharam os cinco eixos temáticos (Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Eixo 2: Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; Eixo 5: Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro) e, na sequência, houve a Plenária, Aprovação das propostas e Eleição de delegados para a Conferência Estadual.
Entre as demais autoridades presentes estavam os vereadores Donizetti André, Eduardo Alves e Luisinho Silveira, o secretário municipal de Comunicação Social, Daniel Alcântara, e a coordenadora do Grupo da Melhor Idade, Tereza Uchôa.