Depois de 36 anos de espera, moradores do loteamento Quinta das Laranjeiras finalmente tiveram as matrículas de seus imóveis regularizados em Itu. No último sábado (26/06), uma cerimônia restrita, devido às medidas de segurança durante a pandemia, formalizou essa conquista diante de autoridades municipais e um grupo de moradores da localidade.
Além de representantes de algumas famílias que residem no loteamento e da empresa administradora do local, a solenidade contou com a participação do prefeito Guilherme Gazzola, do secretário da pasta de Planejamento e Habitação, Plínio Bernardi Júnior e do diretor de Habitação, Roberto Barreira.
“Estou muito feliz e honrado de podermos estar aqui celebrando a regularização deste loteamento, que significa mais dignidade e condições justas de moradia para mais de 320 lares de Itu”, comenta o prefeito Guilherme, ao se recordar que as tratativas para esta finalidade tiveram início no ano de 1985 e que, somente em 2017 durante o seu primeiro mandato, a localidade foi considerada apta para o Reurb.
Graças ao trabalho da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos, as matrículas de 327 imóveis foram regularizadas através do processo de REURB (Regularização Fundiária Urbana), que consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.