Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19/08), na sede da Secretaria de Educação, mais uma reunião dos membros do Conselho de Restauro do Prédio da Escola Convenção de Itu, cujo objetivo é levantar recursos financeiros e materiais para recuperação do local.
A reunião contou com as presenças do prefeito Antonio Tuíze, da secretária municipal de Educação, Marilda Cortijo, além de empresários e representantes da sociedade civil ituana.
No encontro, além de alguns assuntos pendentes de reuniões anteriores terem sido retomados, uma subcomissão apresentou os andamentos para a viabilidade de organizar um grande evento artístico na cidade a fim de arrecadar fundos que serão revertidos para a obra de restauro da escola.
Uma nova reunião está agendada para o dia 15 do próximo mês, ocasião em que será apresentado um cronograma para início das obras no telhado da escola.
Histórico
O prédio que abrigava a escola Convenção de Itu, desde 1927 foi muito deteriorado ao longo de quase nove décadas, e é um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), por isso, o restauro na edificação deve ser realizado buscando devolvê-lo o mais próximo possível às condições e aspectos originais, com o intuito de conservar e manter a integridade física da edificação restaurada, bem como de todo o seu valor histórico e cultural.
Texto: Daniel Assis de Alcântara e Fábio Navarro
Fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu
(19/08/15)