HomeFundo SocialCentro de Capacitação Profissional é reaberto após 8 anos de abandono

Centro de Capacitação Profissional é reaberto após 8 anos de abandono

Centro de Capacitação Profissional

Depois de quase uma década funcionando em situação precária, com falta de manutenção e redução drástica do número de cursos, o CCP renasce revitalizado

Com apenas 3 meses da atual gestão, o CCP (Centro de Capacitação Profissional) ressurge em situação digna de funcionamento, com instalações revitalizadas e a retomada da variedade de cursos. A solenidade de reinauguração foi realizada na última quarta-feira (26/03), com a presença do prefeito Herculano, da vice-prefeita Juliana e da primeira-dama e presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade), Rita Passos. A cerimônia concorrida contou ainda com as presenças maciças de secretários municipais, vereadores, diretores e convidados.

Após 8 anos de abandono, marcados por falta de manutenção e queda drástica no número de cursos, o espaço foi totalmente recuperado e oferecerá, em breve, formação profissional gratuita em informática, metrologia, elétrica, corte e costura, entre outros, cujas inscrições serão previamente divulgadas.

O prefeito Herculano Passos mencionou as dificuldades herdadas ao assumir a “cidade quebrada” e todo o empenho para que as melhorias sejam feitas em benefício da população. Citou a dedicação da presidente do Funssol, Rita Passos, em recuperar o CCP e viabilizar a oferta de cursos para capacitar os ituanos para o mercado de trabalho.

A vice-prefeita Juliana destacou a importância de um aparelho público com a finalidade de ensinar ofícios à população, ressaltando que os estudos são fundamentais para o desenvolvimento dos cidadãos. Juliana também elogiou o perfeccionismo e a dedicação de Rita em reerguer, em tempo recorde, o CCP.

Aclamada pelos presentes, Rita Passos recordou como era o funcionamento do CCP durante as duas primeiras gestões do prefeito Herculano, quando chegou a ter 32 cursos à disposição, mudando a vida de milhares de pessoas que conseguiram ingressar no mercado de trabalho. Rita comentou ainda sobre todo o amor e capricho dos envolvidos e também das empresas parceiras para que a população possa ter novamente a oportunidade do acesso à empregabilidade mediante capacitação profissional.

A primeira-dama ressaltou que, ao entrar neste ano, reencontrou o CCP em estado deplorável, sendo necessária uma ação rápida para reergue-lo. Inaugurado inicialmente em 2006 pelo prefeito Herculano, o equipamento precisou passar por completa revitalização, recebendo nova pintura e adaptações, retomando a aparência acolhedora de quando foi criado.

Tudo isso só foi possível, em pouco tempo, graças à colaboração de muitas pessoas que acreditam no que o CCP pode ofertar para a população. As salas de aula receberam de volta seu mobiliário, outros foram doados, seus equipamentos foram higienizados, consertados e recolocados em funcionamento. Com isso, o CCP volta a ter seu papel original, capacitar os cidadãos e cidadãs, promovendo mudanças de vida.

Durante a solenidade, houve agradecimentos a todas as Secretarias que colaboraram com a recuperação do espaço, aos pedreiros, pintores, eletricistas, marceneiros, encanadores, que incansavelmente atenderam às demandas da obra. A diretora do CCP, Ana Paula Vieira, respectiva equipe funcionários e parceiros da iniciativa privada (Itu Gesso, Palone Tintas, Eppo, Vidraçaria Eduardo, Lojas Cem, Ricardo Tarchiani e José Oliveira) também foram mencionados com gratidão.