01/07/2024
HomeNotíciasItu sedia encontro regional sobre saúde mental

Itu sedia encontro regional sobre saúde mental

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola iniciando o encontro regional sobre saúde mental.

A cidade de Itu sediou, na última terça-feira (25/06), o Encontro Regional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), organizado pela coordenação do serviço de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Guilherme Gazzola, a secretária de Saúde de Itu, Margareth Lopes Venturinelli, e representantes das cidades que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) XVI Sorocaba participaram do encontro que ocorreu no auditório da Prefeitura.

O prefeito Guilherme Gazzola deu as boas-vindas aos participantes do evento e comentou sobre a forma como a saúde mental era tratada antigamente no Brasil e que, hoje, isso ocorre de forma mais correta, científica e humana. Ele destacou ainda que o dia seria de muito aprendizado e que certamente surgiriam, a partir daquela troca de experiências, novas ideias que serão colocadas em prática em benefício dos pacientes dos serviços de saúde mental.

É importante destacar que durante a gestão do prefeito Guilherme Gazzola foram criadas quatro Residências Terapêuticas em Itu e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD – Álcool e Drogas, além de viabilizar psicólogo para o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O encontro teve como objetivo fomentar novas práticas em saúde mental também junto às comunidades, no território onde as pessoas vivem e circulam, pela sua proposta de encontros produtivos, sistemáticos e interativos entre equipes da Atenção Básica e de saúde mental.

Na oportunidade, houve apresentação do grupo musical do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD – Álcool e Drogas, vinculados à Secretaria de Saúde de Itu, e palestras ministradas pelos médicos psiquiatras Mônica M. Bertazzo e Alberto S. Yamashiro que explanaram, respectivamente, sobre “Os desafios do Matriciamento” e “Atenção à Crise”.