O prefeito Herculano Passos prestigiou, na manhã desta segunda-feira (20/01), o lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que contempla o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, chikungunya, zika e febre amarela). Ele agradeceu à equipe de servidores que atua nesse combate e ressaltou o compromisso que sempre teve com a prevenção na área da saúde.
“O Poder Público está fazendo a sua parte, reforçando e intensificando as ações de prevenção e combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, mas precisamos do apoio da população. É importante que as pessoas dediquem dez minutos durante a semana para verificar se têm em sua casa algum recipiente que possa acumular água e, se encontrar, eliminem esse potencial criadouro. Sabemos que destruir criadouros é fundamental, pois se o mosquito não nasce, não tem a doença”, enfatizou Herculano Passos.
Reconhecendo a importância da atuação dos servidores da saúde no combate às arboviroses, Herculano Passos afirmou que oferecerá condições de trabalho a eles para que possam apresentar resultados positivos à população. E enfatizou que o combate às arboviroses é o tipo de trabalho que não diz respeito somente à saúde, mas deve envolver várias secretarias municipais.
A secretária adjunta de Saúde, Elissandra da Mota, que na oportunidade representou o secretário da pasta, Tiago Texera, que não pode comparecer por motivos de saúde, comentou que o grande desafio para 2025 é diminuir o número de casos de dengue em Itu (em 2024, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados em Itu 13.770 casos e 8 óbitos).
Ela destacou ainda que o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que conta com o slogan “Dengue – Itu é muito maior que o mosquito! – O mosquito que mata não pode nascer!”, contempla os eixos temáticos do Sistema Único de Saúde (SUS): vigilância em saúde, promoção, prevenção e atenção à saúde.
O Plano tem como objetivo geral sistematizar e integrar ações de vigilância e controle, além dos objetivos específicos de detectar precocemente situações de risco e a ocorrência de casos suspeitos, manter a letalidade por dengue abaixo de 1%, monitorar a introdução de novos sorotipos, detectar precocemente a introdução dos vírus Chikungunya e Zika.
O trabalho de combate às arboviroses no município de Itu ocorre de forma contínua, independente do registro de casos da doença. Esse trabalho envolve diversos serviços como o de Vigilância Epidemiológica (Viep), Controle de Vetores, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Também participaram da reunião de lançamento do Plano secretários municipais, o representante do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (GVE – Sorocaba), João Antonio dos Santos, e servidores municipais envolvidos com o combate às arboviroses.