O atendimento, denominado Fast Track, é destinado a pacientes com quadros de baixa complexidade e gravidade
Nesta semana a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – o sistema Fast Track. Esse sistema garante mais agilidade no atendimento de pacientes que são identificados com quadros de baixa complexidade e gravidade, segundo protocolo de classificação de risco utilizado nos serviços de urgência e emergência (Protocolo de Manchester).
Com esse formato de atendimento, o paciente é avaliado em consultório específico, medicado e encaminhado de alta, o que reduz o tempo de permanência na UPA. “Um exemplo de baixa complexidade, de acordo com a classificação de risco, é a síndrome gripal, doença cuja incidência aumenta a partir do mês de maio. O planejamento em saúde que adotamos na atual gestão nos permite mobilização prévia para enfrentamento de doenças sazonais bem como as demais demandas da UPA nessa mesma classificação. Portanto, já pensando no aumento desses casos e também em promover mais agilidade no atendimento implementamos o sistema Fast Track”, explica o secretário municipal de Saúde, Tiago Texera.
Para a implementação do Fast Track foi realizada uma análise detalhada dos horários de pico de atendimentos e classificação dos pacientes. Também foram contratados dois médicos plantonistas, um para o dia e outro para a noite. O sistema conta ainda com um consultório anexo à UPA com um médico plantonista e técnico de enfermagem, equipado com toda a infraestrutura necessária.
Segundo o secretário de Saúde de Itu, com essas contratações que demonstram atenção especial ao aumento dos casos de síndromes respiratórias, a UPA já conta com mais três novos médicos plantonistas. Por meio dessa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde busca modernizar e aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos.