Itu está entre as dez primeiras cidades parceiras da São Paulo State Film Commission, apresentadas pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, durante o Festival de Cinema de Cannes, na França, como possíveis locações para filmagens audiovisuais. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista e tem como objetivo identificar as cidades foco e mapear as locações e a infraestrutura disponíveis em cada uma delas.
O Plano – que está sendo desenvolvido em colaboração com o Museu da Imagem e do Som (MIS) e conta com apoio de consultoria técnica especializada -, inclui ainda a implementação de protocolos de filmagens e a capacitação de gestores locais, garantindo um ambiente ainda mais favorável para as produções. Interessados podem consultar as informações detalhadas que estão disponíveis no site https://spstatefilmcommission.org.br
“A potência cinematográfica de Itu poderá ser conhecida ou relembrada pelos produtores que tiverem acesso ao material. Isso fomenta as possibilidades de locações em nosso município e consequentemente a economia local”, analisa o secretário de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, Marcello Airoldi.
O Estado de São Paulo concentra, atualmente, mais de 60% da produção audiovisual nacional, o que indica a robustez de sua indústria e da alta qualificação de seus profissionais. Dispõe de um ecossistema completo para atender às demandas de projetos: técnicos experientes em todas as áreas, empresas de locação de equipamentos, laboratórios de som e imagem de excelência, estúdios de gravação e finalização com tecnologia de ponta. Além disso, conta com vasta rede de hotéis de todos os portes, gastronomia rica e diversificada, logística facilitada por aeroportos e rodovias bem planejadas.