HomeCulturaItu abre inscrições para oficina de fotografia com celular

Itu abre inscrições para oficina de fotografia com celular

A atividade é uma parceria da Prefeitura com o programa estadual Pontos MIS e terá como oficineiro o publicitário Marcelo Andrade

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico com o programa estadual Pontos MIS, do Museu da Imagem e Som, Itu receberá a oficina “Fotogrando com celular” com Marcelo Andrade. A atividade será realizada no dia 04/11, das 14h às 18h, no Estúdio Extraordinário (Rua Graciano Geribelo, 24, Bairro Alto). A oficina é gratuita com a indicação a partir dos 14 anos de idade e as inscrições já podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
“Fotografando com celular” é indicada para o público que utiliza o celular como equipamento fotográfico no dia a dia. Durante a oficina haverá a apresentação da câmera do celular, com explicações das funções e recursos disponíveis, além da demonstração de acessórios que podem ser utilizados, como tripés, adaptadores de lente, iluminadores, entre outros.
Serão abordadas técnicas de fotografia básicas, como composição, enquadramento, exposição, foco e ajuste de ISO, e suas aplicações especificamente às câmeras de celular. A oficina também irá tratar das diferentes fontes de iluminação natural e artificial, observando como elas afetam o resultado final da imagem.
Ainda serão realizados exercícios para colocar em prática o conhecimento teórico, utilizando objetos simples para composição e experimento de diferentes ângulos e planos, variando luz e sombra. A atividade será encerrada com a utilização de aplicativos de edição mais populares disponíveis para celulares, passando instruções de como utilizá-los para melhorar a qualidade da imagem.
Oficineiro e Pontos MIS

O oficineiro é publicitário formado pela FAAP e especialista em Fotografia pelo Senac. Marcelo Andrade trabalha com retratos corporativos, editoriais e eventos, sendo reconhecido por sua abordagem profissional, competência e simpatia. Ele é também professor no MIS (Museu da Imagem e do Som) e ministra workshops na UFSCar, Sociedade Harmonia de Tênis, Hípica Paulista e no Clube Helvetia, além de oferecer cursos em seu próprio estúdio, o Estúdio H2O.
O Pontos MIS é um programa do MIS (Museu da Imagem e do Som) em conjunto com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que acontece todos os meses na cidade e percorre equipamentos públicos e privados parceiros, com oficinas e exibições de filmes gratuitos.