A sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu, localizada no Parque Taboão recebeu, na última quarta-feira (29/06), o II Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O encontro teve o intuito de discutir sobre fauna silvestre e como funcionam os Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) e Cras (Centro de Recuperação de Animais Silvestres).
Na ocasião Raphael Estupinham Araújo, diretor do Centro de Destinação de Fauna Silvestre da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, explicou e esclareceu dúvidas quanto às diferenças entre Cetas e Cras, o que cada um oferece, como viabilizar o processo de implantação e sua estrutura.
As unidades de Lorena e de São Paulo são as mais próximas da RMS, o que dificulta a agilidade do trabalho de salvamento de animais. A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 26 municípios e estiveram presentes representantes de Itu, Sorocaba, Salto, Cerquilho e Tapiraí.
“Precisamos nos unir e procurar o fortalecimento da região para que possamos caminhar frente a esse objetivo”, comentou Gabriel Bitencourt, assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba.
Durante a reunião as queimadas também foram tema de discussão. “Estamos fazendo um trabalho de comunicação que orienta proprietários dos terrenos quanto à proibição da prática. Além disso fiscais estão notificando e multando conforme a lei”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente de Itu, Patrícia Otero, que também citou a parceria entre as secretarias, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.
O próximo encontro está previsto para acontecer em agosto na cidade de Salto com a pauta: Fauna silvestre e institucionalização desse grupo.
Texto: Decom
Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu
(30/06/2016)