Secretarias
HomeNotíciasFarmácia do PAM da Vila Martins reabre para entrega de medicamentos de urgência e emergência

Farmácia do PAM da Vila Martins reabre para entrega de medicamentos de urgência e emergência

PAM Vila Martins

A dispensação se refere a medicamentos exclusivos de urgência e emergência para pacientes atendidos no PAM da Vila Martins à noite e aos finais de semana

A partir das 19h desta quarta-feira (08/01) será reaberta a farmácia instalada nas dependências do Pronto Atendimento Municipal (PAM) localizado na Vila Martins, região do Pirapitingui. Com essa determinação do prefeito Herculano Passos, será retomada a dispensação de medicamentos de urgência e emergência exclusivamente para os pacientes que forem atendidos no PAM da Vila Martins de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e durante 24h aos finais de semana.
A entrega de medicamentos no PAM da Vila Martins, nos referidos horários e datas, tinha sido interrompida no dia 18 de outubro de 2024 e, desde então, a população sofria com os prejuízos de tal medida.
“Com o fechamento da farmácia a Secretaria de Saúde deixou de garantir a universalidade, equidade e a humanização no atendimento às urgências. Nossos munícipes, todas as noites e aos finais de semana, ficavam sem assistência”, comentou a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Itu, Renata Monteiro de Sousa.
Os medicamentos dispensados pela farmácia do PAM da Vila Martins são analgésicos, antitérmicos, antibióticos e anti-inflamatórios. Segundo registros da Secretaria de Saúde de Itu, entre 70 e 100 pacientes costumam retirar medicamentos durante o atendimento noturno (19h às 7h) no PAM da Vila Martins, número que aumenta para aproximadamente 120 pacientes aos finais de semana. Ainda de acordo com dados da Secretaria de Saúde, a média de dispensação de medicamentos nesse serviço é de 6,7 mil por mês.
“A atenção às urgências deve fluir em todos os níveis do SUS, inclusive no cuidado farmacêutico. O município precisa garantir a integralidade no atendimento às urgências, inclusive o acesso racional aos medicamentos”, destacou Renata.
O secretário municipal de Saúde, Tiago Texera, também se sensibilizou com os fechamentos das farmácias que funcionavam na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e no Hospital da Criança e informou que está em tratativas para a retomada do pleno funcionamento de ambas.