Alunos do Mestre Corvo Campeiro se reúnem em orquestra de violas, formada por pessoas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo
No próximo sábado (26/08), a partir das 16h, na Praça Padre Miguel (Matriz), ocorre o III Encontro dos Alunos do Mestre Corvo Campeiro, uma orquestra de violas formada por pessoas vindas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. O evento tem a iniciativa do músico e empresário José Américo Batista Filho, com apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A apresentação conta com cerca de 35 violeiros, entre iniciantes e avançados de todas as idades, comandados pelo professor Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Campeiro, fundador de algumas orquestras de violas como as de Cabreúva e Jundiaí.
Os alunos do mestre Corvo Campeiro são de diferentes locais e, em algumas oportunidades, se reúnem para tocar formando uma grande orquestra com o intuito de levar a cultura da viola para toda população, com músicas raiz e de grandes compositores como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Carreiro e Carreirinho.
As músicas previstas para serem apresentadas são:
1 – Menino da porteira (lá cururu)
2 – Couro de boi (mi toada)
3 – Chico mineiro (mi toada)
4 – Cabocla Tereza (mi toada)
5 – Oi paixão (lá cateretê lento)
6 – Quinhentas mulas (mi cururu)
7 – Bom Jesus Pirapora (mi toada)
8 – Franguinho na panela (lá querumana)
9 – Porta do mundo (mi cateretê)
10 – Caçador (mi cururu)
11 – Pai João (mi cateretê)
12 – Rei dos canoeiros (mi cururu)
Serviço:
26 de agosto – sábado
16h – Apresentação da Orquestra de Viola do Mestre Corvo Campeiro
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro