O projeto do Executivo, criando a CIS (Companhia Ituana de Saneamento), foi apresentado em sessão extraordinária nesta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira (05/01), em sessão extraordinária convocada pelo Executivo, os vereadores aprovaram proposta do prefeito Guilherme Gazzola, criando a CIS (Companhia Ituana de Saneamento), entidade autárquica de Direito Público. A iniciativa traz de volta ao poder público municipal a coordenação do planejamento, execução, operação e exploração dos serviços públicos como o abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário (coleta e tratamento do esgoto sanitário).
“Momento histórico, Itu retoma o serviço de saneamento e, com isso, resolve definitivamente a questão da água”, comemorou o prefeito Guilherme Gazzola. Depois de quase 10 anos e com diversas crises hídricas que atingiram a toda a população, principalmente a crise de 2014, o poder público municipal reassume a responsabilidade pelo tratamento e distribuição de água e esgoto.
Na Câmara, o Líder do Governo, Luciano Ribeiro, parabenizou a iniciativa do prefeito: “A população quer a volta dos serviços de água e esgoto nas mãos do poder público, trabalho que não vise lucro e sim a melhoria da qualidade de vida da população”.
O superintendente da CIS, Vincent Menu, disse que a companhia inicia efetivamente seus trabalhos no próximo mês de fevereiro, investindo na recuperação do sistema, dos mananciais e diretamente no problema de falta de água na região do Pirapitingui.
(05/01/2017)