16/07/2024
HomeNotíciasCastrados quase 300 animais gratuitamente em Mutirão

Castrados quase 300 animais gratuitamente em Mutirão

Imagem mostra a equipe da Prefeitura de Itu em Mutirão que contou com quase 300 animais castrados.

Um total de 272 animais, entre cães e gatos, foram castrados durante a 5ª edição do Mutirão da Castração de Cães e Gatos, realizada na última sexta-feira (31/05), no Centro Cultural, Esportivo e de Lazer “Titi” (Areninha), no Bairro Pirapitingui. Os secretários municipais Janaina Camargo (Saúde) e Gilmar Pereira (Planejamento e Gestão de Projetos) e o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Sérgio Castanheira compareceram ao local, oportunidade em que puderam conversar com tutores dos animais que foram beneficiados pela ação.

As castrações foram realizadas em um ônibus totalmente adaptado (Castramóvel), com Centro Cirúrgico e espaços pré e pós-operatório. Foram castrados 178 cães (sendo 87 fêmeas e 91 machos) e 94 gatos (sendo 52 fêmeas e 42 machos). Todos esses animais foram microchipados e receberam a medicação do pós-operatório.

A secretária de Saúde de Itu, Janaina Camargo, ressaltou novamente que os mutirões de castração contribuem para diminuir a reprodução sem controle da população canina e felina em nossa cidade. Ela também destacou a importância dessa e das demais ações realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Saiba mais sobre a Zoonoses em Itu, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/saude/zoonoses/