Widget Image
Secretarias
HomeAdministraçãoCartão Cidadão garante atendimento prioritário para pessoas com autismo e fibromialgia

Cartão Cidadão garante atendimento prioritário para pessoas com autismo e fibromialgia

O Cartão Cidadão, instituído pela Prefeitura de Itu, passa a garantir atendimento prioritário para pessoas com transtorno do espectro autista e com fibromialgia em serviços públicos municipais. Apesar de serem condições distintas entre si, pessoas englobadas nessas condições passam pelo mesmo problema na hora de obter atendimento prioritário, sendo que suas particularidades não são facilmente identificadas à primeira vista.

Nessa segunda-feira (11/07), o prefeito Guilherme Gazzola se reuniu com os responsáveis por pessoas com o transtorno citado, assim como munícipes com fibromialgia, para orientar sobre a necessidade do Cartão Cidadão com sinalização de prioridade na facilitação do atendimento preferencial nos serviços municipais, bem como proceder para atualizar o documento.

“O Cartão Cidadão é um documento oficial da Prefeitura de Itu e estamos ampliando cada vez mais sua gama de benefícios. Acreditamos que, além do serviço público municipal, o Cartão Cidadão, diante da credibilidade de ser um documento institucional, passará a trazer benefícios também em empresas e órgãos particulares, inclusive neste sentido de atendimentos prioritários para quem realmente precisa”, comentou Guilherme.

Aqueles que já possuem o Cartão Cidadão e se enquadram nas situações descritas devem apresentar o documento no posto de atendimento da Prefeitura (Novo Centro) ou Subprefeitura (Pirapitingui) e solicitar a troca pela nova versão, que traz a informação sobre a sua condição. É necessário apresentar laudo médico comprovando a condição especial, documento de identificação (RG ou CPF) e comprovante de residência.

No caso de pessoas com transtorno do espectro autista, a atualização do Cartão Cidadão pode ser feita pelo responsável. Quem ainda não tem o cartão, deve comparecer nos mesmo locais indicados, apresentando a documentação citada.

Além de pessoas com transtorno do espectro autista e com fibromialgia, o Cartão Cidadão com sinalização de prioridade também pode ser solicitado por pessoas com outras deficiências físicas, visuais e intelectuais previstas por lei.

Autismo
O autismo, que leva o nome técnico oficial de transtorno do espectro do autismo (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam. Há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Associado ao quadro de dor, apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais. A fibromialgia necessita de tratamento e seus sintomas podem ser controlados, melhorando a qualidade de vida.

Cartão Cidadão
Criado há quase um ano pela Prefeitura de Itu, o Cartão Cidadão foi implantado com a missão de tornar mais rápido e fácil usufruir de serviços públicos municipais como: matrícula e rematrícula em creches e escolas municipais; agendamento de consultas nos postos de saúde e ambulatório de especialidades; retirada de remédios; empréstimo e renovação de livros nas bibliotecas municipais; inscrição em escolinhas esportivas, entre outros.