Nesta sexta-feira (01/11), às 20h30, no CEU Jardim Vitória, ocorre a apresentação gratuita “Mulherio”, trabalho da banda Nenauá, carregado de ousadia transgressora das cinco musicistas que compõem o projeto no qual há a integração entre música eletrônica e batucada e entra num território ocupado majoritariamente por homens.
A força coletiva feminina e interseccional do “projeto Nenauá” vem somar às mulheres que, a cada dia se destacam e mostram todo o potencial feminino na cena musical. Com essência e concepção feminina experimenta o batidão das pistas à multiplicidade rítmica brasileira. Os tradicionais ritmos de Jongo, Samba Reggae, Maracá indígena, Ijexá, Samba, Baião e Rap transitam entre o House, Deep house, Tecno e outras vertentes eletrônicas. A brasilidade da percuteria e instrumentos harmônicos como baixo, violão, violoncelo enriquecem os arranjos e quicam juntos aos beats eletrônicos.
Um trabalho estimulante que foge do óbvio ao reconhecer, respeitar e acolher a diversidade optando por ter várias arranjadoras ao invés de uma única, também ao incluir a pluralidade étnica e diversa das mulheres.
O show conta também com o entrelaçamento visual em sua composição. Com projeções de videoclipes concebidos especialmente para o álbum, as imagens trazem representatividade feminina na dança contemporânea e tradicional.Os videoclipes foram dirigidos pela cineasta Kit Meneses com concepção da idealizadora do projeto, Sheila Sanches. O projeto é contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do Proac Editais de 2018 e se apresenta em Itu com o apoio da Prefeitura de Itu por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
Serviço:
Dia 1º de novembro
20h30 – Banda Nenauá – Mulherio
Local: CEU Jardim Vitória
Rua Treze de Outubro, s/nº, Jardim Vitória