Secretarias
HomeCulturaSolenidade de nomeação do Teatro do CEU ocorreu nesta quinta-feira

Solenidade de nomeação do Teatro do CEU ocorreu nesta quinta-feira

Imagem mostra o Quarteto Tristão Júnior interpretou composições do Maestro Professor Silvestre Pereira de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira (31/10), o prefeito Guilherme Gazzola participou da solenidade de nomeação do Teatro localizado no Centro de Esportes Unificado (CEU), no Jardim Vitória, que passou a denominar-se Teatro Maestro Professor Silvestre Pereira de Oliveira, por meio da Lei n° 2.652, de 28 de agosto de 2024.

O prefeito Guilherme Gazzola ressaltou a importância do local que passou por uma revitalização. Há 20 dias, o CEU se transformou em uma escola de música e arte, graças à parceria com a Fundação Tomorrowland. Agora, cerca de 100 crianças a partir de 7 anos têm a oportunidade de aprender música clássica com instrumentos como violinos, violas e flautas, doados generosamente ao CEU. A história e o talento do Professor Silvestre são eternizados neste espaço, inspirando uma nova geração.

Entre as demais autoridades presentes estavam os secretários municipais Sabrina Souli (Cultura), Silvia Sório (adjunta de Educação), Alzira Aparecida de Almeida Guimarães de Paula (Promoção e Desenvolvimento Social), Olavo Volpato (Emprego e Trabalho) e o inspetor Rovaldo Martins Leite (adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana), além de familiares e amigos do homenageado.

O Maestro Silvestre Pereira de Oliveira, nascido em Salto em 1906, começou sua carreira musical aos 9 anos, tocando clarineta na Corporação Musical Saltense. Tocando diversos instrumentos musicais, Silvestre foi maestro de diversas bandas em cidades como Itu, Indaiatuba e Elias Fausto, além de ter reorganizado e liderado bandas como a União dos Artistas e a Corporação 7 de Setembro. Como compositor, ele criou mais de 200 obras, incluindo dobrados, marchas e valsas, muitas delas premiadas. Silvestre foi amplamente homenageado, recebendo, entre outras, a Medalha Carlos Gomes. Casado com Maria Rosa Alberti Oliveira e pai de dois filhos ligados à música, faleceu em 1995, deixando um legado marcante na música brasileira.

A cerimônia contou ainda com a apresentação do Quarteto Tristão Júnior, que interpretou composições de Silvestre Pereira de Oliveira.

Escola de Música e Artes

A Escola de Música e Artes da Fundação Tomorrowland em Itu foi inaugurada no início deste mês, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itu e o Instituto Tecendo Infâncias. A escola proporcionará a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de 4 a 18 anos, o acesso a oficinas de música, dança e arte, incentivando a iniciação artística e musical.

Para a implementação do projeto, o CEU passou por uma reforma completa, que incluiu a pintura do espaço, a instalação de playground, a renovação da parte elétrica, a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, a reforma dos banheiros, a adequação do piso e a revitalização da quadra. Além disso, foi implementado um sistema de segurança e a biblioteca foi modernizada. Foram adquiridos mais de 40 novos equipamentos musicais e materiais artísticos, e o projeto também contou com a contratação de novos professores. O investimento, revertido através das vendas dos ingressos sociais durante o festival, ultrapassou R$ 1 milhão. A Fundação também doou 20 equipamentos musicais para a EMIA, localizada na Casa da Cultura.

A Tomorrowland Foundation, organização criada na Bélgica em 2018, entende que a educação é a chave para um futuro melhor e reconhece a expressão criativa como igualmente importante para crianças e jovens, considerados por eles as Pessoas do Amanhã ou “People Of Tomorrow”.

Esta é a terceira unidade, sendo que a primeira foi inaugurada em 2018 na cidade de Shikha, no Nepal, e a mais recente em Calcutá, na Índia, em 2022. Além disso, desde 2019, o projeto também dispõe de unidades móveis que circulam por mais de 30 países ao redor do mundo.