05/07/2024
HomeNotíciasUBS e Unidade Odontológica são entregues após reforma e ampliação

UBS e Unidade Odontológica são entregues após reforma e ampliação

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto a Autoridades e familiares dos homenageados durante a cerimônia de reinauguração

Na manhã desta sexta-feira (05/07) ocorreu a reinauguração da Unidade Básica de Saúde 04 – “Dr. Alcides Rodrigues” e da Unidade Odontológica “Dr. Araldo José Rodrigues”, que funcionam em imóvel localizado no Jardim Vitória. Os equipamentos passaram por obras de ampliação como parte do projeto da Prefeitura de Itu de constante aprimoramento das estruturas físicas dos equipamentos de saúde do município.

O prefeito Guilherme Gazzola, a vereadora Célia Rocha, a secretária municipal de Saúde, Margareth Lopes Venturinelli, familiares dos homenageados, a enfermeira e coordenadora da UBS 04, Elaine Vidal Coutinho, secretários e diretores municipais, funcionários da Saúde e da empresa terceirizada que executou a obra prestigiaram a cerimônia.

Durante sua explanação, Guilherme Gazzola destacou a importância do pediatra Alcides e do dentista Araldo na história da saúde em Itu, os descrevendo como profissionais extremamente dedicados aos pacientes. Citou ainda a contribuição política à cidade do dentista Araldo, que exerceu a função de vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Itu.

Ele também comentou que a obra que estava sendo entregue era mais que uma reforma, era uma reconstrução de espaços, praticamente uma nova unidade. Agradeceu aos funcionários envolvidos com a obra e à equipe da Secretaria de Saúde de Itu por trabalharem com afinco para oferecerem um equipamento ainda mais adequado ao acolhimento da população. E ressaltou a qualidade do trabalho realizado ao longo desses dois últimos mandatos, qualidade essa comprovada por números.

A secretária municipal de Saúde, Margareth Lopes Venturinelli mencionou que a reforma daquele espaço estava prevista no Plano Municipal de Saúde, que é traçado pela gestão a cada início de mandato. Trata-se do documento que estabelece as metas a serem executadas em determinada área no período de quatro anos. O Plano Municipal de Saúde reflete análise prévia e, a partir de então, contempla as necessidades de uma área, nesse caso a Saúde.

Como parte do referido Plano, por exemplo, além da UBS 04, foi reformada e ampliada a UBS 05, no Rancho Grande, construído o Espaço Saúde – UBS 17, no Parque Nossa Senhora da Candelária, remodelado o imóvel onde estão instalados a UBS 11 e Unidade Odontológica, no Bairro Cidade Nova, e reestruturado prédio próprio da Prefeitura, no Centro da cidade, para onde foi transferida a UBS 08.

Iniciadas no último mês de fevereiro, as obras da UBS 04 e da Unidade Odontológica foram executadas com recursos próprios do município no valor de aproximadamente R$ 700 mil. Por meio da reforma foram adequados espaços internos, ampliando para oito o número de consultórios médicos, aumentando a capacidade de atendimento à população. Houve ainda substituição de todo o telhado, calhas e rufos, instalação de ar-condicionado e a pintura geral do prédio.

Os constantes investimentos nas melhorias na área da saúde, desde o primeiro mandato do prefeito Guilherme Gazzola, refletem na qualidade dos serviços prestados à população, trazendo também condições de trabalho ainda mais adequadas às nossas equipes.