HomeNotíciasItu inaugura mais uma Unidade de Saúde no Candelária

Itu inaugura mais uma Unidade de Saúde no Candelária

Imagem mostra a fachada da nova Unidade de Saúde de Itu.

A cidade de Itu ganhou, nesta terça-feira (14/05), o Espaço Saúde – UBS 17, no Bairro Parque Nossa Senhora da Candelária, equipamento que muito contribuirá para aprimorar ainda mais o atendimento à população. A nova unidade de saúde foi construída com verba do Governo do Estado no valor de R$ 1.268.906.68, recurso recebido após Itu ter sido indicado pela deputada estadual Maria Lucia Amary ao projeto de construção desse espaço.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração do Espaço Saúde – UBS 17 o prefeito Guilherme Gazzola, a deputada estadual Maria Lucia Amary, a secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo, a secretária adjunta de Saúde, Margareth Venturinelli, o secretário municipal de Planejamento e Gestão de Projetos e coordenador do Comitê da Primeira Infância de Itu, Gilmar Pereira, os vereadores Luisinho Silveira e Mané da Saúde, secretários e diretores municipais, a enfermeira responsável pela unidade, Roberta da Cruz França, e funcionários que compõem a equipe de saúde que atuará no equipamento.

Guilherme Gazzola falou sobre sua amizade com a deputada estadual Maria Lucia Amary e a admiração que tem por ela, além de agradecer à parlamentar pela atuação em benefício da cidade de Itu. Ele também lamentou a postura de muitos políticos que lutam de forma populista para comprometer a saúde pública, mas afirmou que “a verdade sempre aparece”.

Ainda em seu discurso, mencionou o trabalho desenvolvido por Janaina Camargo e sua equipe, que sempre faz com que as dificuldades sejam vencidas “de forma magnânima”. E reforçou o pedido aos profissionais de saúde para que defendam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Maria Lucia Amary afirmou que é sempre bom voltar a Itu que, segundo ela, está sendo muito bem administrada pelo prefeito Guilherme Gazzola e sua equipe. A parlamentar citou que se lembra de notícias negativas sobre Itu e que a atual administração conseguiu crescer com valores importantes e resgatar a autoestima da cidade.

A deputada ressaltou que Guilherme Gazzola sempre será reconhecido como um grande prefeito e que ele faz parte da boa história de Itu, construída por meio de desenvolvimento, responsabilidade e ética.

A secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo, agradeceu o apoio do prefeito Guilherme Gazzola e da deputada estadual Maria Lucia Amary que, em 2018, recebeu o Título de Cidadã Ituana. Ela ressaltou que antes mesmo de ser agraciada com tal honraria, a deputada já ajudava a cidade de Itu e que sempre está atenta às necessidades que surgem, inclusive as relativas ao hospital da Santa Casa.

Janaina explicou que a Unidade de Saúde que estava sendo inaugurado contribuirá para desafogar o atendimento na UBS 01, situada no Jardim Convenção, que não dispõe de estrutura física para expansão. Ela destacou que a UBS é o local para prevenção e acompanhamento e que ao ser usada de forma adequada, evita a utilização errada e consequente superlotação dos serviços de urgência e emergência.

O Espaço Saúde conta com consultórios médico (clínico, ginecológico e pediátrico) e odontológico, sala de vacinas, sala de curativos, recepção, sala para reunião, sala para pré e pós-consulta, administrativo, copa, depósito e expurgo, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O equipamento conta ainda com espaço lúdico para que as crianças possam brincar enquanto estiverem aguardando atendimento.

O Espaço Saúde está localizado na Rua Ana Lúcia Lopes de Moraes, 596, no Bairro Parque Nossa Senhora da Candelária, e já está aberto à população para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. No local serão atendidos moradores dos bairros Jardim Porto Seguro, Parque Residencial Mayard, Vila Rica, Parque do Varvito, Vila Esperança e Parque Nossa Senhora da Candelária.