Widget Image
Secretarias
23/04/2024
HomeSaúdeVacinação contra Influenza tem início no próximo domingo

Vacinação contra Influenza tem início no próximo domingo

Foto da Fachada da UBS 9, um dos locais disponíveis para receber a vacina contra a gripe em Itu.

No próximo dia 27 acontece o Domingão da Vacinação contra Influenza, das 8h às 14h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) 01, no Jardim Convenção; 02, no Jardim União; 05, no Jardim do Estádio; 08, no Centro, e 10, na Vila Tonica, quando terá início a imunização de idosos com 80 anos e mais.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – Divisão de Imunização – São Paulo/SP, o objetivo com a campanha de vacinação contra a influenza, que prossegue até o dia 3 de junho, é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid 19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
A campanha de vacinação contra Influenza prosseguirá de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 e a UBS 05, localizadas respectivamente no Jardim União e no Rancho Grande, permanecem abertas até às 19.

Os próximos grupos prioritários contemplados pela campanha serão: idosos de 60 a 79 anos e trabalhador da saúde (a partir de 4 de abril); crianças com 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (a partir de 2 de maio); povos indígenas, professores, pessoas portadoras de deficiência e comorbidades (a partir de 9 de maio); caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa (a partir de 16 de maio).

Vacinação contra Covid
Também no domingo (27/03) haverá aplicação de vacina contra Covid, nos mesmos locais e horários. Confira quem pode receber a vacina contra a Covid:
1ª dose para crianças a partir de 5 anos
1ª dose para pessoas com 12 a 17 anos
1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais
2ª dose para vacinados com a 1ª dose de Astrazeneca (Fiocruz) há mais de 8 semanas
2ª dose para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a 1ª dose de Pfizer há mais de 21 dias
2ª dose para pessoas de 12 a 17 anos vacinadas com a 1ª dose de Pfizer há mais de 8 semanas
2ª dose para vacinados com a 1ª dose de Coronavac há mais de 28 dias
Dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido a dose única da Janssen há mais de dois meses
Dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido a 2ª dose da vacina Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há mais de quatro meses
1ª dose de reforço para imunossuprimidos vacinados com a 2ª dose há mais de 28 dias
2ª dose de reforço para imunossuprimidos vacinados com a 1ª Dose de reforço há pelo menos 4 meses
2ª dose de reforço para idosos com mais de 80 anos que tenham recebido a dose adicional (3ª dose) do imunizante há mais de 4 meses (neste momento, a 2ª dose de reforço poderá ser feita com a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, conforme disponibilidade)