Widget Image
Secretarias
27/02/2024
HomeNotíciasUPA de Itu é contemplada pelo projeto de telecardiologia do Proadi-SUS

UPA de Itu é contemplada pelo projeto de telecardiologia do Proadi-SUS

Agora, exames de eletrocardiograma de urgência realizados na Unidade terão laudo emitido, em tempo real, pelo Hcor

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nossa Senhora Aparecida, em Itu, acaba de obter uma conquista de alta relevância em benefício da população atendida pelo serviço. A Unidade foi contemplada pelo projeto de telecardiologia do Proadi-SUS e, a partir de agora, os exames de eletrocardiograma de urgência realizados na UPA terão laudo emitido, em tempo real, pelo Hcor.

“Esse é mais um ganho para a saúde pública de Itu. A brevidade e qualidade da investigação são de grande relevância para fecharmos o diagnóstico e, por isso, sempre investimentos em treinamentos e equipamentos. A conquista desse projeto de telecardiologia do Proadi-SUS vem somar ao trabalho que é feito em nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

A telecardiologia é uma das especialidades mais beneficiadas pelas inovações tecnológicas que permitem a troca de informações online na área da saúde. Todo o processo é feito em um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens. Entre os principais diferenciais da cardiologia via telemedicina em relação à convencional está o laudo a distância de exames como o eletrocardiograma. O resultado da avaliação é enviado pela internet para uma central online, que a distribui para sua equipe de especialistas. Os médicos do HCor envolvidos no projeto acessam os dados dos exames e podem laudar, a qualquer momento e de qualquer lugar.

“Nós já recebemos os equipamentos necessários e promovemos o treinamento aos profissionais que ficarão responsáveis pela realização dos exames. Com isso, já podemos dar início efetivo à utilização e usufruir do sistema disponibilizado. Os principais benefícios para a população são a redução de filas de espera, bem como a qualificação de profissionais de referência em todo o país para a avaliação e definição de desfechos clínicos”, explica o diretor técnico da UPA, Dante Hideo Uemura.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) tem o objetivo de apoiar e fortalecer o SUS em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.

A Unidade de Pronto Atendimento Nossa Senhora Aparecida (UPA ITU) é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) através de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde.