HomeSaúdeSuicídio foi tema de encontro com adolescentes e educadores

Suicídio foi tema de encontro com adolescentes e educadores

A apresentação do projeto intitulado “Conversando sobre suicídio – superando preconceitos” ocorreu nesta semana, no auditório da Prefeitura, com as presenças de Guilherme Gazzola e Geraldo Garcia, respectivamente prefeitos de Itu e Salto, da secretária de Saúde de Itu, Janaina Guerino de Camargo, e de representantes da Diretoria Regional de Ensino. O projeto, que é uma iniciativa da Secretaria de Saúde local com apoio da Prefeitura de Salto e da Diretoria Regional de Ensino de Itu, teve início no mês da campanha mundial Setembro Amarelo, alerta sobre a importância da prevenção ao suicídio.
O prefeito Guilherme Gazzola comentou sobre a importância de estar próximo ao adolescente, ouvindo o que o aflige nessa etapa da vida. Destacou a positiva experiência que vivenciou nos últimos meses quando participou do Roda Jovem, que possibilitou a ele encontros com alunos das escolas estaduais existentes em Itu.
Além de palestra sobre suicídio, ministrada pela psicóloga Maria Pia Appendino Santoro Ribeiro, o evento destinado a adolescentes de 12 a 18 anos de escolas estaduais existentes em Itu, educadores e familiares, teve apresentações do grupo musical Los Capsitas, formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itu, do referido projeto pelo chefe de Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Itu, Ademir Corazza, e do material de estudos sobre o tema, disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), e da companhia de dança Faces Ocultas, da cidade de Salto.
O objetivo do projeto é a proposição de formação e instrumentação dos equipamentos de educação, saúde e assistência social (o tripé dos cuidados) para a discussão e prevenção do suicídio no município de Itu. Visa ainda promover a formação de multiplicadores capacitados para transferir os conhecimentos do tema citado envolvendo professores e alunos dos grêmios estudantis; propor a utilização do material audiovisual elaborado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV); criar espaço nas escolas para discussão e fortalecimento dos adolescentes com supervisão da equipe do Centro de Atenção Psciossocial Infanto Juvenil (Caps IJ).
O projeto prosseguirá nas escolas por meio da multiplicação do conteúdo, ação realizada pelos alunos dos grêmios estudantis, sempre com a supervisão da equipe do Caps IJ.

Suicídio
O suicídio é um tema delicado, pouco trabalhado com adolescentes, ainda considerado tabu em nossa sociedade. As pessoas têm dificuldade em abordar esse tema, que permanece sendo alvo de preconceito devido à falta de informação e à perpetuação dos mitos que envolvem o ato de cometer suicídio.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em 2018, que o suicídio era a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Na oportunidade, a OMS informou que, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicidava no planeta. Destacou que o registro de casos ocorre em todos os países, independente da condição econômica, no entanto, quase 80% dos óbitos são identificados em nações de renda baixa e média, segundo dados de 2016; sendo que a maioria das ocorrências se dá em zonas rurais e agrícolas.