27/03/2024
HomeCulturaSemana Nacional dos Museus tem exposições e palestras em Itu

Semana Nacional dos Museus tem exposições e palestras em Itu

O Museu da realiza atividades durante a Semana Nacional dos Museus

A Semana Nacional dos Museus, que acontece de 16 a 22 de maio, tem uma programação especial realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Museu da Música de Itu e Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus.

Essa semana acontece anualmente para lembrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, quando os museus brasileiros a convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

A 14ª edição ocorre quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema “Museus e paisagens culturais”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

O tema propõe que os museus abram suas portas para seus contextos externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais.

As atividades são gratuitas e todos podem participar, acompanhe a programação:

Até 31 de maio de 2016
De terça a sexta e aos domingos
10h às 16h – Mostra da artista plástica Paula Frias “Memórias em Azul”.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56, centro – Itu

16 de maio
19h30 – Palestra “A formação intelectual do Jesuíta”
21h00 – Encontro “A biografia como linguagem para a historiografia brasileira”, realização conjunta do Museu da Música Itu e da Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu
Local: Auditório Nobre Imaculada Conceição (CEUNSP).
Rua do Patrocínio, 706, Centro, Itu.

17 de maio
19h30 – Abertura da mostra de longa duração do Museu da Música – Itu. Oficina “Acervos e Ações Educativas” para alunos do curso de História (CEUNSP).
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.
Local: Museu da Música – Itu, Rua Floriano Peixoto, 480, centro.

Texto: Decom

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu