26/03/2024
HomeCulturaSemana da Cultura começa com a participação de centenas de pessoas

Semana da Cultura começa com a participação de centenas de pessoas

Na manhã do último sábado (05/11), a Prefeitura de Itu deu início às atividades da Semana da Cultura 2016 com a realização de diversas atividades, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura.

Na Praça Padre Miguel (Matriz), a partir das 9h, aconteceu o Sebo Literário, em parceria com o Colégio Almeida Junior, que realizou uma ação com os alunos que arrecadaram milhares de livros junto aos pais e comunidade para serem vendidos com preços simbólicos e, o valor da renda, revertida para entidades assistenciais de Itu, para a compra de fraldas geriátricas e produtos de limpeza. Durante todo o período do evento centenas de pessoas foram a tenda saindo com dezenas de livros nas mãos.

Já às 10h foi realizada a abertura da exposição “Dr. Ermelindo Maffei, um cidadão Ituano”, no Espaço Ituano de Turismo e Cultura, com a presença da secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz, do secretário de Turismo, Lazer e Eventos, Ricardo Xavier da Silveira, do presidente da Academia Ituana de Letras, Luís Roberto de Francisco, do escritor Inaldo Lepsch e representantes da família de Ermelindo Maffei.

A exposição conta com um breve histórico da vida de Maffei e fotos de sua vida. Nascido em Itu, iniciou os estudos no Grupo Escolar Dr. Cesário Motta e, em 1927, ingressou na tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, formando-se em 1931.

Voltando para Itu, desenvolveu atividade profissional como advogado e jornalista. Sempre atuante na sociedade  em 1981, recebeu pela Camara de Itu, o título de Cidadão Emérito e em 1986, do Governo Federal, a Comenda da Ordem do Mérito do Trabalho (grau de oficial).  Ermelindo Maffei faleceu em Itu, em 17 de maio de 1993.

No domingo (06/11) começou a campanha “Me leva que eu vou” que tem o intuito de dar acesso e fomentar a leitura entre a população ituana, com títulos de diversos autores nacionais e estrangeiros. São centenas de livros que estarão à disposição da população no Espaço Ituano de Turismo e Cultura.

Os livros estarão em uma caixa e podem ser retirados e, depois de lidos, emprestados a um amigo, irmão, vizinho ou qualquer outra pessoa que queira ler, fazendo com que circule e passe por muitos leitores.

A Semana da Cultura conta com a parceria do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, da Academia Ituana de Letras, da Unei (União Negra Ituana) e da Corporação Musical União dos Artistas e prossegue no próximo domingo com a sua programação, confira a seguir:

13 de novembro – domingo
11h – Apresentação da Corporação Musical União dos Artistas
Local – Praça Padre Miguel

18 de novembro – sexta-feira
17h – apresentação dos alunos do Projeto Guri – Polo Itu
Local – Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492

De 18 a 27 de novembro
Exposição fotográfica “A África em nós”, do Museu Afro Brasil
Local – Espaço Ituano de Turismo e Cultura – Praça Padre Miguel, 118
Horários de visitação – de terça a domingo, das 10h às 16h

19 e 20 de novembro