27/03/2024
HomeSaúdeSecretaria Municipal de Saúde recebe nesta quarta-feira mais doses de vacina contra Covid

A cidade de Itu receberá, nesta quarta-feira (03/02), um lote de 1980 doses da vacina CoronaVac. Com esse quantitativo, prosseguirá, nos dias 4 e 5 de fevereiro, com a vacinação de profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) 02, 05, 08 e 09, localizadas respectivamente nos bairros Jardim União, Jardim do Estádio, Bairro Brasil e São Luís, no horário das 8h às 16h ou enquanto houver disponibilidade de doses. É necessário apresentar documento de registro profissional e, caso possua, carteira de vacinação.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também promoverá a vacinação em profissionais de saúde no Hospital Dr Francisco Ribeiro Arantes, Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental (Cedeme), Hospital da Santa Casa de Itu, laboratórios, Unimed Salto/Itu e Cemil.

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde de Itu segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI). De acordo com a CGPNI, trabalhadores dos serviços de saúde são todas as pessoas que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Explica ainda que tratam-se, portanto, dos profissionais da saúde (como por exemplo, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, entre outros), quanto dos trabalhadores de apoio (como por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Também estão inclusos nessa definição aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (como por exemplo, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A oferta da vacina se estende a acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Idosos

No sábado (06/02), das 8h às 16h ou até o término das doses, exclusivamente idosos com 90 anos ou mais poderão se vacinar no estacionamento da Prefeitura (Drive Thru). Idosos devem apresentar um documento pessoal com foto e, caso possuam, a carteira de vacinação.

Havendo sobra de doses, a vacinação será retomada na segunda-feira, das 8h às 16h, em UBSs a serem definidas de acordo com a quantidade remanescente.