16/04/2024
HomeSaúdeSecretaria Municipal de Saúde realiza ações e teste rápido para HIV

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações e teste rápido para HIV

A equipe do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Gapisi (Grupo de Apoio, Prevenção e Informação ao Soropositivo de Itu), realiza até o dia 1º de dezembro, das 7h às 16h30, teste rápido para HIV como parte das atividades relativas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado anualmente em 1º de dezembro. O teste é gratuito e não precisa de encaminhamento médico.

A equipe do AMI orienta as pessoas que estiveram expostas ao vírus a se dirigirem ao local onde, além do teste rápido, poderão receber orientações e aconselhamento de profissionais especializados em HIV/Aids e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O AMI está localizado na Rua Piauí, 302, Bairro Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde um novo levantamento indica que, desde 2012, houve um aumento de 18% no número de pessoas diagnosticas com HIV. Também foi registrado que o acesso ao tratamento aumentou em 15%.

O levantamento, denominado Relatório de Monitoramento Clínico do HIV, observou ainda redução da circulação do vírus no sangue das pessoas em tratamentos, o que indica os bons resultados dos medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).