19/04/2024
HomeSaúdeSecretaria Municipal de Saúde alerta sobre importância da população no combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do serviço de Controle de Vetores, alerta novamente sobre a importância da participação da população no combate à dengue. Devido à pandemia, houve aumento significativo do índice de recusa ao trabalho de vistoria dos imóveis, o que impede os agentes de controle verificarem a existência ou não de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, nesses locais.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até o último dia 10 de maio, a cidade de Itu tinha registrado 281 casos positivos de dengue. Desse total, 231 foram registrados na região do Pirapitingui, mais precisamente nos bairros Vila da Paz e Jardim União. Os números apontam maior transmissão na região do Pirapitingui; há também aumento isolado em alguns bairros da zona urbana, mas sempre com intervenções imediatas das equipes do serviço de Controle de Vetores.

Embora o município esteja em fase de estabilidade na transmissão da doença, a vigilância constante se faz necessária. O trabalho da equipe de Controle de Vetores ocorre de forma contínua, ao longo de todo o ano, mesmo em períodos em que não há registro de casos da doença.

Esse trabalho segue todos os padrões do Plano de Contingência Nacional para Epidemias de Dengue, ocorre a utilização de equipamentos avançados, orientação à população, vistoria e bloqueio químico – quando necessário – em imóveis e pontos estratégicos. A Secretaria de Saúde de Itu ressalta que essa postura de vigilância ininterrupta deve ser adotada também pela população.

A tendência é que, com a queda da temperatura, a transmissão da doença diminua. Porém, evitar o acúmulo de água parada e possíveis criadouros do Aedes aegypti deve ser uma prática diária da população.