21/04/2024
HomeNotíciasSecretaria de Saúde de Itu promove curso gratuito para gestantes

Secretaria de Saúde de Itu promove curso gratuito para gestantes

Imagem mostra enfermeira demonstrando em uma boneca os temas que serão abordados no curso gratuito para gestantes.

Desde o início do mês, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Marterno e ao Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Nana Nenê – Centro Integrado de Assistência à Gestante, Puérpera e Criança, realiza o Curso de planejamento e orientação destinado a gestantes.

Novas turmas serão formadas para o curso, do qual podem participar gestantes atendidas pela rede municipal de Saúde, rede particular e ou convênio mediante apresentação do Itu Cartão Cidadão. Para mais informações basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (11) 94894-4272, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Como a gravidez é um momento único na vida de uma mulher e um período de grandes transformações que envolvem toda a família, é natural o surgimento de dúvidas, expectativas e preocupações, portanto, a Secretaria de Saúde de Itu pretende, por meio desse curso, proporcionar os conhecimentos necessários para a tranquilidade em receber o novo membro da família.

O curso conta com seis encontros (um a cada 15 dias) com duração de 60 minutos cada, rodas de conversa, palestras, aulas expositivas, oficinas e dinâmicas. Os principais temas abordados durante o curso são: Importância do Pré-Natal, Modificações da gestação, Tipos de parto, Dor no trabalho de parto, Saúde bucal/Nutrição gestante, Direitos da gestante, Cuidados com o bebê, Amamentação.

Curso de ShantalaA Secretaria de Saúde de Itu, também por meio do Nana Nenê, promove ainda o curso de Shantala, que trata-se de massagem relaxante para crianças na primeira infância (a partir de um mês até cinco anos de idade). Podem participar mães e pais de crianças nessa faixa etária. Interessados devem contatar a equipe organizadora pelo telefone/WhatsApp (11) 94894-4272, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e se inscrever mediante apresentação do Itu Cartão Cidadão.

A Shantala, divulgada na década de 70 pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, é uma massagem de origem indiana que proporciona relaxamento e bem-estar, ampliando o vínculo entre mãe e bebê. Indicada no auxílio e controle do choro e estresse de recém-nascidos, a Shantala se desenvolve pelo toque na pele, transmitindo amor, conforto e confiança.

A técnica também trabalha o retorno circulatório, estimulando o sistema imunológico.