Widget Image
Secretarias
16/04/2024
HomeNotíciasSecretaria de Saúde de Itu promove 230 cirurgias de catarata

Secretaria de Saúde de Itu promove 230 cirurgias de catarata

Imagem mostra um médico sentado em momento de realização de uma das suas cirurgias de catarata.

Um total de 230 cirurgias de catarata será realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As cirurgias, que ocorrem no Hospital Municipal de Itu desde setembro e se estendem até novembro, são custeadas exclusivamente por recursos próprios da Secretaria de Saúde da própria cidade.

“A realização das cirurgias de catarata em nosso município é garantida pela nossa estrutura hospitalar e por termos equipes capacitadas para tal procedimento. Os investimentos na área da saúde são pensados para dar cada vez mais qualidade de vida aos nossos pacientes. E eu peço que as pessoas procurem fazer sempre o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, oportunidade em que os médicos podem fazer a prevenção e também o encaminhamento para especialistas, exames e cirurgias”, comenta a secretária da pasta, Janaina Guerino de Camargo.

A equipe que trabalha no referido mutirão é formada por um médico oftalmologista, dois instrumentadores, nove profissionais do Centro Cirúrgico (uma instrumentadora, duas enfermeiras, seis técnicos de enfermagem) e três recepcionistas. Cícero Pedro de Araújo, que foi submetido à cirurgia, elogiou o acolhimento que recebeu da equipe, a rapidez do agendamento e afirmou que o procedimento foi muito tranquilo.

É importante ressaltar que se a catarata não for tratada, pode levar à perda significativa da visão. O mutirão proporciona uma oportunidade eficiente para corrigir essa condição, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, permitindo que retomem as atividades diárias de forma mais eficaz, promovendo a independência e a participação ativa na sociedade, contribuindo para a inclusão social, permitindo que os indivíduos participem plenamente de atividades sociais, familiares e profissionais.