16/04/2024
HomeNotíciasSecretaria de Saúde de Itu intensifica campanha de testagem rápida de HIV e Sífilis

Imagem em foco mostra uma testagem rápida de HIV, sífilis sendo realizado

A campanha Fique Sabendo, promovida pela Prefeitura de Itu para intensificar a testagem rápida de HIV e Sífilis, teve início nesta sexta-feira (01/12), data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e continua até o próximo dia 8. Como parte da ação, a equipe do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) da Secretaria Municipal de Saúde esteve na Praça da Independência (Praça do Carmo), das 9h às 12h, para realizar o teste rápido de HIV e Sífilis e prestar orientações aos munícipes.

A secretária da pasta, Janaina Guerino de Camargo, acompanhou a ação, oportunidade em que foram realizados 74 testes, e ressaltou a importância da testagem. “O teste é rápido, não precisa de jejum e feito de forma sigilosa. O teste é fundamental para que, caso a pessoa esteja com o vírus HIV, inicie o tratamento o mais rápido possível para que possa inclusive ter acompanhamento multidisciplinar gratuito no AMI”, destacou Janaina.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que, hoje, um milhão de pessoas vivam com HIV no Brasil, sendo 350 mil do sexo feminino e 650 mil do sexo masculino.

Embora a testagem seja intensificada nesse período de dezembro, vale ressaltar que a testagem rápida de HIV e Sífilis é feito no AMI durante todo o ano, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem necessidade de agendamento.

O AMI está instalado na Rua Aristides de Assumpção Menabó, 75, Loteamento Residencial Maria Fernanda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-1030.