04/05/2024
HomeEducaçãoSecretaria de Educação de Itu recebe kits de Livros de Libras

Secretaria de Educação de Itu recebe kits de Livros de Libras

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Itu e a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência viabilizou o recebimento de 30 kits de Livros de Libras, destinados para pessoas com deficiências por meio do Programa Cidade Acessível. Esses kits serão distribuídos às três unidades do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) existentes em Itu, em quantidades iguais, e utilizados pelas pessoas com deficiência auditiva que frequentam esse equipamento.

Cada kit de Livros de Libras é composto por cinco livros ilustrativos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Os livros visam estimular a inclusão dessa população através da prática do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Serão utilizados pela professora de Libras no Centro de Convivência do Deficiente Auditivo que funciona nas unidades do Nape”, explicou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA, Lívia Maria de Sousa.

O investimento em material pedagógico tem sido constante ao longo dos dois mandatos do governo Guilherme Gazzola e esses recursos, recebidos via convênio estadual, muito agregarão ao acervo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. “Investir em recursos pedagógicos apropriados para as necessidades dos alunos é sinônimo de qualidade na educação com equidade social! Apenas por meio do investimento pedagógico atingiremos o objetivo maior da educação que é o de transformar vidas!”, enfatizou Lívia.

A Secretaria Municipal de Educação conta com três unidades do Nape, localizadas na Praça Regente Feijó, 52 – Centro, Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14 – Cidade Nova, e Rua Dr. Benedito Galvão, s/nº – Vila Leis.

Um quarto kit foi disponibilizado pela Secretaria de Educação ao Centro Ituano de Letras e Artes (CILA), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico.

Nape
O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) tem como foco a aprendizagem efetiva e de qualidade dos alunos da Rede Municipal de Ensino, unifica os serviços dos profissionais da área da Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Assistência Social, Psicopedagogia e o setor de Inclusão com Coordenação Pedagógica da Educação Inclusiva, que realiza o acompanhamento dos alunos com deficiência do município.