27/03/2024
HomeGovernoRelatório aponta economia milionária do governo atual em comparação com o anterior

Melhoria na gestão do dinheiro público poupou R$ 16 milhões, sem considerar a inflação no período.
Os dados, averiguados pela Controladoria Geral, se baseiam nos exercícios de 2016 e de 2018

Um relatório elaborado pela Controladoria Geral da Prefeitura de Itu, que comparou os gastos dos anos de 2016 e 2018, demonstra que mesmo sem considerar a inflação do período, a economia alcançada é de R$ 16 milhões. “Esse levantamento comprova a seriedade de nossa administração e o respeito com o dinheiro público, ao contrário da verdadeira farra que ocorria no passado. Se formos calcular, levando em conta a variação inflacionária, a economia é ainda maior do que a representada nesses números”, comenta o prefeito Guilherme Gazzola.
“O resultado ilustra em números a austeridade e eficiência do governo atual que contribuíram para o melhor aproveitamento dos recursos públicos, permitindo a realocação de verbas em áreas mais carentes da municipalidade, como Saúde e Educação, possibilitando investimentos no Hospital Municipal e na Rede Saber”, declara o chefe do Executivo.
Um dos casos mais expressivos de economia, apontado no relatório, é observado com tarifa de pedágio “Sem Parar”, que em 2016 foi de R$ 145.443,42 e em 2018 baixou para somente R$ 1.363,58. Essa redução de 99,06% foi obtida com a implantação da Isenção da Tarifa de Pedágio, prevista em uma portaria da Artesp, que poderia estar sendo utilizada desde o ano de 2014.
Outro modelo que ilustra a maneira como o dinheiro público era tratado pela gestão anterior está na contratação de uma empresa de assessoria jurídica por, praticamente, R$ 2 milhões no ano de 2016. Essa despesa foi revista, mantendo-se somente os serviços indispensáveis ao Poder Público, o que trouxe a redução de aproximadamente 90%.
No atual governo, a despesa com a contratação de empresa para serviços de sinalização viária, que custou R$ 3.382.124,39 no ano de 2016, foi extinta. A economia de 100% veio com o cancelamento do contrato e o serviço passou a ser executado pela própria Prefeitura, que adquiriu o equipamento de pintura para sinalização das ruas e avenidas.
O relatório prossegue, totalizando mais de 15 itens em diversas áreas da administração, demonstrando outros exemplos do gasto consciente dos recursos como a diminuição em quase 60% na aquisição de gêneros alimentícios supérfluos, que eram consumidos em repartições públicas. Houve o corte dos artigos desnecessários e foi mantido somente o essencial para o dia a dia.
De acordo com a Controladoria Geral da Prefeitura, serão solicitadas aberturas de sindicâncias para apuração de eventuais irregularidades nos gastos excessivos revelados neste levantamento. A escolha do ano de 2018 para representar a presente administração se deve ao fato de Exercício de 2017 ter transcorrido como uma fase de transição, havendo, por exemplo, a necessidade da manutenção de alguns contratos previamente firmados.