24/03/2024
HomeGestões AnterioresProjeto Plantar prossegue com atividades em vários pontos da cidade

Projeto Plantar prossegue com atividades em vários pontos da cidade

Projeto Plantar prossegue com atividades em vários pontos da cidadeA Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu deu início ao Projeto Plantar 2016 com diversas ações que estão sendo realizadas desde o mês de setembro.

O Parque Chico Mendes já recebeu novas mudas para repor as árvores danificadas, fazendo novos bosques. No Parque do Varvito foram refeitos os canteiros de flores e plantadas árvores nativas do bioma com cores variadas como Ipês-roxos e amarelos, quaresmeira e as frutíferas jambo, cambuci, goiaba, amora, uvaia e pitanga totalizando 74 mudas.

No dia 21, cerca de seis mil mudas foram plantadas na Fazenda da Ponte, às margens do Rio Tietê, com a participação de 40 alunos da Escola Estadual “Dr. Cesário Mota” com o intuito de recompor e preservar as nascentes existentes no local, que colaboram para a despoluição do rio.

Neste ano, diversas árvores frutíferas estão sendo plantas nos parques e em áreas verdes da cidade. Locais arborizados, além de belos reduzem a poluição do ar, diminuem as temperaturas absorvendo parte dos raios solares, mantêm as chuvas regulares, contribuem para saúde do solo e são essenciais para a preservação da vida.

Foram coletadas sementes diversificadas nos parques da cidade e semeadas nas atividades de educação ambiental realizadas no Bosque Alceu Geribello e no Parque Almeida Junior.

“O Projeto Plantar incrementa e destaque ao plantio realizado com frequência na cidade. Para quem estiver interessado em plantar até cinco mudas, basta retirá-las diretamente no Viveiro do Parque Ecológico Taboão, na Avenida Itu 400 anos, 77, Itu Novo Centro. Para plantios maiores a prioridade é de áreas de proteção ambiental e é necessário o preenchimento de uma ficha que pode ser obtida na Secretaria de Meio Ambiente”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente Patrícia Otero.

Decom

(05/10/2016)