11/04/2024
HomeEducaçãoProfissionais de educação participam da Conferência do Plano Municipal

Profissionais de educação participam da Conferência do Plano Municipal

Imagem mostra profissionais da educação de costas sentadas no auditório do Paço, participando da Conferência do Plano Municipal

A cerimonia que teve a presença de profissionais da educação contou com uma apresentação dos alunos do coral da Rede Saber I

Na manhã desta terça-feira (28/11), o prefeito Guilherme Gazzola participou da cerimônia de abertura da Conferência Municipal de Monitoramento do Plano Municipal de Educação. A solenidade ocorreu no auditório da Prefeitura. O chefe do Executivo destacou a importância do trabalho desenvolvido pela pasta: “mudar a educação demora, mas mudar o comportamento ocorre de forma quase imediata e, é pra isso que, investimos na educação de Itu, para poder transformar vidas, investimos em gerações futuras”.

A conferência, que contou com a participação de profissionais de educação, dentre eles, centenas de professores, diretores e coordenadores da educação municipal de Itu, além dos centros de apoio, tem por objetivo apresentar o monitoramento das ações, metas e estratégias do PME, estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Os presentes puderam prestigiar a apresentação realizada pela Orquestra Ituana de Viola Caipira, com a participação do coral dos alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Rede Saber I e a palestra “Educação Transformadora: Desafios e oportunidades para o cotidiano escolar”, ministrada pelo professor Ton Ferreira.

Importante ressaltar que com a implantação da Rede Saber, que instituiu o ensino em tempo integral na educação municipal de Itu, a cidade ultrapassou a meta estipulada pelo PNE (Plano Nacional de Educação) do Ministério da Educação, prevista somente para o ano que vem. Enquanto a projeção federal determina 50% de unidades integrais para 2024, Itu já celebra 50,79%, ficando acima dos percentuais alcançados no Estado de São Paulo e no Brasil, respectivamente, 37,5% e 22,4%.

A solenidade contou ainda com a participação do secretário de Planejamento, Gilmar Dias, do secretário de Educação, Plinio Bernardi Júnior, da secretária adjunta da pasta, Silvia Sório e toda equipe gestora.