17/05/2024
HomeSaúdeProfissionais da saúde de Itu concluem capacitação sobre TEA

Profissionais da saúde de Itu concluem capacitação sobre TEA

Saúde TEA Itu

Aproximadamente 70 profissionais de diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Itu concluíram, no último mês de dezembro, capacitação para atuar no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação Análise do Comportamento Aplicada (ABA), ministrada pela psicóloga e professora mestre Thamires Gouveia, foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Itu e contou com dez encontros.

“Nós iniciamos o ano com a implantação do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista, na sequência, inauguramos o Quarto Azul, no Hospital Municipal, e concluímos 2023 com a capacitação desses integrantes de nossa equipe de saúde, a fim de termos em Itu profissionais com habilidade para acolher crianças e adolescentes com TEA”, afirmou a secretária da pasta, Janaína Camargo.

A capacitação teve como objetivos preparar os profissionais a analisar os resultados das avaliações feitas e definir quais habilidades serão trabalhadas com a criança ou adolescente, considerando suas condições e potenciais, para que ela se aproxime ao máximo de uma vida autônoma e feliz.

A ABA é uma ciência que estuda os comportamentos humanos que são socialmente relevantes. A principal finalidade das intervenções baseadas em ABA é observar, analisar e explicar a alteração que existe entre comportamento humano, ambiente e aprendizagem.