24/03/2024
HomeSegurançaPrefeitura de Itu visita Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí

Prefeitura de Itu visita Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí

Representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes visitaram, recentemente, a Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí. O objetivo da visita foi obter informações sobre a Divisão Florestal como parte dos estudos de viabilidade para possível implantação do referido setor na cidade de Itu, considerando sua vasta extensão rural e ambiental que precisa ser criteriosamente fiscalizada.
Na oportunidade, foram abordados os procedimentos relacionados ao setor e houve visita ao Posto Avançado (PA 11), instalado no Parque Residencial Eloy Chaves, a fim de conhecer a rotina diária dos patrulheiros. Os representantes da Prefeitura de Itu foram recepcionados pelo diretor do Núcleo de Inteligência em Assuntos de Segurança Municipal, Diógenes Torqueto Salas Júnior e pelo inspetor Soares.
Participaram da visita o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Raul Yglesias, o comandante da Guarda Civil Municipal de Itu, subinspetor Clemente Bortoletto Filho, a coordenadora de Ensino, GCM 1ª Classe Maria do Carmo Carlos Pacheco, o encarregado de Atividades Educacionais, GCM 1ª Classe Alberto Rodrigues Moreira e o GCM 2ª Classe Reinaldo Aparecido Rodrigues Almendro.
“O trabalho realizado em Jundiaí é referência para que possamos nos orientar e garantir a preservação do meio ambiente a partir da conscientização de toda população”, comentou Yglesias. A Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí foi criada com o objetivo de promover a conscientização mais ampla sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, de modo especial a Serra do Japi.
A equipe é coordenada pelo inspetor Paulo Vicente Soares e conta com 30 patrulheiros ecológicos. A rotina diária da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí é ampla, pontual e efetiva ao que se propõe, com o policiamento ostensivo junto às áreas vulneráveis no que se refere às queimadas.