18/04/2024
HomeSaúdePrefeitura de Itu promove barreiras sanitárias durante feriadão de SP para combate ao coronavírus

Cidade tem três pontos de fiscalização no formato de blitz, com aferição de temperatura de motoristas e passageiros provenientes de outras cidades

Após confirmação do decreto que antecipou feriados municipais em São Paulo (capital), a Prefeitura de Itu está promovendo barreiras sanitárias em três pontos da cidade. A ação ocorre entre os dias 20 e 25 de maio, das 6h e às 00h, nas Avenidas Nove de Julho, Francisco Ernesto Fávero e Doutor Ermelindo Maffei.
Os três pontos de fiscalização são em formato de blitz e contam com aferição de temperatura de todos os ocupantes dos veículos com placas de outras cidades. O indivíduo que apresentar sintomas como febre, será encaminhado para unidade de saúde do município para avaliação clínica e realização do teste rápido para a Covid-19. Em caso de resultado positivo, o mesmo será notificado para a Viep da cidade de origem, para que seja realizado acompanhamento. A pessoa também receberá as orientações para permanecer em isolamento domiciliar e, havendo necessidade, será atendido em unidade de saúde de Itu.
A implantação da medida pelo Governo Municipal é encarada como forma de prevenção ao coronavírus e, por meio do controle da entrada de turistas no município, antever possíveis casos e também orientar todos os ocupantes dos veículos sobre o combate à Covid-19. “Reforço a todos para que sigam as recomendações de higiene e seguridade para preservação da saúde. O momento exige cuidados e a orientação principal é praticar o isolamento social. Fiquem em casa. Agradeço o suporte da Secretaria de Saúde, o apoio do Departamento de Trânsito e da Guarda Civil Municipal para executar esta importe ação”, pontua o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola.