25/03/2024
HomeMeio AmbientePrefeitura de Itu entrega diploma “Entidade Amiga das Águas” para empresas envolvidas com a preservação hídrica do município

Starrett, Guarany, Pepsico e Heineken promovem ações de preservação de nascentes ituanas e/ou programas de reaproveitamento e reuso de água

Na manhã do dia 24 de março, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, reuniu representantes das empresas Starrett, Guarany, Pepsico e Heineken para entrega do diploma “Entidade Amiga das Águas”.  Uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que visa enaltecer entidades envolvidas com a preservação hídrica e ambiental do munícipio por meio de ações de sustentabilidade. Em 2021, as quatro empresas homenageadas fomentaram este tipo de atividade em parceria com a Prefeitura de Itu.

As empresas Starrett e Guarany estão diretamente relacionadas com o programa Adote uma Nascente, que visa recuperar cabeceiras da bacia do Itaim – responsável pelo abastecimento de água de 20% da população. Já Pepsico e Heineken promovem técnicas de reaproveitamento e/ou reuso de água tratada utilizada nos processos industriais, tais como tratamento de efluentes para refrigeração de compressores de ar e irrigação de áreas verdes.

Estiveram presentes à homenagem a presidente da Guarany, Alida Maria Fleury Bellandi, o gerente da Qualidade e Meio Ambiente na empresa, Roberto Munhoz, e Paulo Henrique Andreotta, do Marketing; a gerente de Sustentabilidade, Beatriz Dias de Sá, a Relações Governamentais, Mariana Americano, e a coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Gabriela Roma, todas do Grupo Heineken; o presidente e o diretor industrial da Starrett, respectivamente, Christian Arntsen e Cláudio Luis Guarnieri; o gerente da PepsiCo Itu, Mateus Couto, e o líder de Sustentabilidade, Saúde e Segurança e a Analista de Sustentabilidade da empresa, respectivamente, Luan Barreto e Daiane Cristina Ribeiro, além dos secretários municipais Veronica Sabatino (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Olavo Volpato (Emprego).

Guilherme Gazzola disse que o diploma “Entidade Amiga das Águas” é uma singela homenagem e que as empresas agraciadas passam a ser, a partir das atitudes tomadas, exemplos para os outros. Comentou que o novo pensamento empresarial prioriza a questão de sustentabilidade de uma forma mais economicamente apresentável. “Nós saímos do contexto da ecologia como ideologia, que valorosa foi, e agora entramos na ecologia como subsistência, como agregadora de valores, essa é a grande realidade”.

A presidente da Guarany ressaltou que quando o Poder Público se compromete com projetos dessa natureza, o incentivo para o setor privado é ainda maior. Ela também sugeriu que as empresas presentes àquela solenidade, todas preocupadas com sustentabilidade, constituam um grupo para que seja realizado um trabalho conjunto em alguns projetos, a fim de multiplicar esforços e trocar experiências.

A gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken discorreu sobre alguns trabalhos da empresa relativos a essa área, entre eles, o que tem como meta para a cervejaria, até 2030, e que envolve a planta de Itu, de devolver em água para o meio ambiente uma vez e meia o volume produzido por aquela unidade. O gerente da PepsiCo Itu afirmou que aquela era uma oportunidade para uma discussão saudável e enfatizou a liberdade que existe para discutir com a atual gestão municipal pautas de sustentabilidade e o apoio que a mesma oferece às empresas.

Ele mencionou que a jornada de sustentabilidade da empresa passou a ser mais focada a partir de 2015, após o estresse hídrico na região. Houve melhoria da estrutura da planta de Itu e investimento de recursos humanos especializados na área de sustentabilidade. Diante disso, de 2016 para cá, a empresa reduziu em 82% o consumo de água na fábrica instalada em Itu.

O presidente da Starrett afirmou que, mesmo não sendo uma grande consumidora de água no processo industrial, a empresa está engajada em projetos de sustentabilidade e preocupada com a comunidade. Ressaltou que a cidade de Itu tem tudo para ser modelo com relação à água e sustentabilidade, assim como já é na reciclagem do lixo.

A entrega do diploma “Entidade Amiga das Águas” é parte da programação da Semana da Água 2022 – que está promovendo eventos visando debater, educar e incentivar a preservação hídrica e ambiental.