15/04/2024
HomeTurismoObras de restauro do Mercado Municipal terão início neste mês

Obras de restauro do Mercado Municipal terão início neste mês

As ações de restauro do Mercado Municipal de Itu terão início ainda neste mês. De acordo com a empresa Concrejato, vencedora da licitação, o canteiro de obras será montado dentro da primeira quinzena de julho, tendo como foco o estacionamento do local. O Mercado será restaurado com recursos de aproximadamente R$4,5 milhões, obtidos pela Prefeitura de Itu junto ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo Estadual.
O contrato prevê que todo o restauro seja concluído dentro de um prazo de 18 meses a partir do início efetivo dos serviços de recuperação do imóvel. O projeto conta com aprovação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O Mercado Municipal será restaurado em conformidade com o grau de tombamento pelo Condephaat e terá sanitários adequados, além de ar condicionado central. Toda a fiação e rede de água e esgoto também serão substituídas, assim como os boxes serão revitalizados. As portas que dão para a Rua Santa Cruz serão fechadas e as lojas que são voltadas para esse lado terão suas frentes para a parte interna do local.
O intuito é ter um mercado focado na boa gastronomia e produtores locais, que atenda todas as normas sanitárias e seja um grande atrativo turístico e principalmente uma nova opção para a população de Itu.